Nos últimos anos, a situação da segurança pública brasileira piorou consideravelmente. Além do número de ocorrências da violência urbana como assaltos ter aumentado, elas já não acontecem só em cidades grandes, como também estão presentes em localidades pequenas e médias.

Uma das consequências dessa situação é que cada vez mais pessoas têm optado por instalar aparatos para impedir invasões em suas residências, como alarmes, câmeras de segurança e sensores de presença.

Contudo, muitos relutam em instalar portas de segurança, crentes de que seu custo é proibitivo e, sua eficiência, não tão grande.

Está pensando em instalar um item do tipo em sua casa? Então continue lendo este artigo e aprenda mais a respeito dos sistemas de segurança:

O que são portas de segurança?

Normalmente, portas de residências são feitas em materiais como madeira ou plástico. Nesses casos, o principal fator de escolha é a estética visando combinar o item com a decoração do ambiente.

Entretanto, também há modelos que são projetados tendo a segurança como prioridade.

De modo geral, essa opção é feita em materiais mais robustos, como é o caso da porta de chumbo, dificultando arrombamentos. Da mesma maneira, há modelos que se aproveitam da tecnologia para tornar um imóvel menos visado por ladrões, devido à dificuldade de acesso.

Em quais locais as portas de segurança são instaladas?

Boa parte das pessoas costuma associar o uso de tais objetos aos locais que contêm itens valiosos, como bancos, indústrias e até mesmo comércios que trabalham com mercadorias de alto valor. Isso porque, devido à necessidade de proteção, uma porta de aço é algo que é bem-vindo nestes locais.

No entanto, nada impede que tais soluções de segurança também estejam presentes em residências.

Ainda assim, elas não devem ser o único item usado para evitar invasões e roubos, pois ainda é preciso contar com grades, alarmes e câmeras de segurança. A porta blindada deve ser usada apenas como um complemento.

Quais tipos de porta de segurança existem?

Do mesmo modo, é preciso levar em conta que existem diversos modelos de portas blindadas.

Por mais que todas elas proporcionem mais segurança aos imóveis em que estão instaladas, cada opção apresenta as suas particularidades. Confira algumas informações a respeito de cada uma delas a seguir:

  1. Porta de chumbo

Em alguns casos, o fato de a porta ser considerada de segurança não significa que ela tenha como objetivo barrar roubos e invasões. Em determinados casos, a blindagem proporcionada se refere a outros elementos que são capazes de causar danos à saúde humana.

Um bom exemplo é a porta de chumbo. Seu diferencial é o fato de o material barrar a saída de radiação, o que a torna um item de praxe para salas de raio X em:

  • Hospitais;

  • Clínicas;

  • Consultórios odontológicos;

  • Consultórios veterinários.

Vale ressaltar que, para que ela exerça sua função adequadamente, é essencial que a porta seja feita em materiais de confiança. Isso significa que, quando esta Porta blindada preço tiver um valor muito abaixo do praticado pelo mercado, deve-se suspeitar.

Entre os alertas está ofato de o chumbo poder ser de má qualidade ou estar misturado com outras substâncias.

Em ambos os casos, a porta não oferecerá uma barreira adequada contra a radiação usada nos exames, o que, por sua vez, é um risco considerável para todos que frequentam o local.

  1. Porta de aço

No caso de quem quer unir a estética à segurança, a porta de aço é a melhor opção.

Pesado e robusto, este metal dificulta os arrombamentos, e, consequentemente, os roubos. Ao mesmo tempo, ele pode ser manipulado e moldado em diferentes formatos com o objetivo de criar diferentes designs.

Contudo, é preciso ter em mente que elas têm um custo mais elevado e podem estar disponíveis a partir dos R$ 3 mil. Consequentemente, boa parte das pessoas acaba optando por comprar porta de ferro, devido ao fato de ser mais em conta. Ele, porém, é menos resistente, oferecendo uma barreira menor ao arrombamento.

  1. Portas com fechadura eletrônica

Vale ressaltar que nem sempre uma porta de segurança usará o peso de seu material como mecanismo para evitar arrombamentos. A tecnologia também pode ser aplicada com essa finalidade.

Neste caso, usa-se as portas com fechaduras eletrônicas. Ao invés de uma chave, elas são abertas por meio da impressão digital de pessoas autorizadas ou pelo uso de pequenos chaveiros eletrônicos, chamados tokens.

Além disso, elas se trancam automaticamente quando são fechadas, reduzindo a vulnerabilidade do imóvel.

Assim como as demais Portas blindadas preço, elas exigem um investimento acima da média, mas que apresenta um grande retorno.