Plenajamento e realização de obras

Construtores e empreendedores estão sempre em busca de opções mais acessíveis, eficazes e sustentáveis de planejar e realizar as obras. Além de ter cautela e planejamento, é preciso que profissionais experientes avaliem as necessidades reais das construções, equilibrando os fatores econômico, social e ambiental.

A construção de mezanino industrial,por exemplo, é uma solução para ampliar a área útil de galpões industriais ou de armazenamento e a sua construção apresenta ótimo custo-benefício.

Na prática, os galpões podem abrigar máquinas, móveis, estações de trabalho, escritórios, entre outros espaços e, com um pé direito alto, é possível adicionar mais um ou dois andares com o mezanino.

A estrutura é formada por vigas, colunas e piso. De modo geral a sua construção tem os seguintes benefícios:

  • Aumento da área útil de uma construção;
  • Opção para ganhar espaço com baixo custo de implementação;
  • Estrutura personalizável de acordo com as necessidades;
  • Estrutura de fácil adaptação, que pode ser desmontada, reaproveitada, ampliada;
  • Fácil, simples e rápida instalação das estruturas;
  • Ganho na produtividade do espaço industrial ou de armazenamento;
  • Otimização dos custos com aluguel e manutenções prediais;
  • Ótimo Retorno Sobre Investimento (ROI) da construção;
  • Longa durabilidade das construções;
  • Pode ser combinado com outros sistemas de armazenagem.

Como em qualquer tipo de obra, o investimento deve ser feito com seriedade. Algumas dicas ajudam a alcançar os melhores resultados durante o planejamento e, posteriormente, na execução da construção de
um galpão industrial com mezanino.

É de extrema necessidade a pesquisa por fornecedores com experiência de mercado e boa reputação, evitando atrasos e materiais de má qualidade.

Conhecer bem as possibilidades para o galpão com mezanino é importante, para garantir a escolha de uma estrutura capaz de suportar a carga estimada.

Além de optar por bons materiais, recomenda-se o investimento no maquinário adequado, que pode contribuir consideravelmente para a produtividade da obra. Uma dica é considerar o aluguel de equipamentos.

Aluguel de equipamentos

A locação de equipamentos é cada vez mais comum na construção civil e representa mais segurança e praticidade para obras de todas as dimensões.

Isso ocorre, principalmente, nas fases iniciais das construções. Nesse contexto, o aluguel mini escavadeira, ou de outros equipamentos de grande porte pode ser a melhor opção.

Como o contrato de locação abrange custos adicionais com transporte, armazenamento e logística, os construtores evitam preocupações e diminuem os gastos.

As ferramentas alugadas são disponibilizadas de acordo com a atividade a que se destina, com modelos modernos e manutenções em dia.

Também há possibilidade de substituição em caso de falhas e o resultado é um aumento na produtividade da obra, com redução de custos.

Para desfrutar das vantagens, é fundamental saber qual será a aplicação dos maquinários e escolher os mais adequados para o uso.

Saber a diferença entre os equipamentos, como a mini escavadeira, retro escavadeira ou escavadeira hidraulica, por exemplo, e entender suas características é uma tarefa facilitada com pesquisas e consulta com os profissionais da locadora.

Acabamentos

Com a obra adiantada, é hora de pensar nos acabamentos do galpão com mezanino. Muitos empreendimentos montados em galpões são setorizados, com áreas de administração, linhas de produção ou locais para armazenamento sob o mesmo teto.

Uma dica para não descuidar da aparência destes locais, é investir na decoração rustica e industrial, principalmente se o galpão for visitado regularmente por clientes e fornecedores. Para isso, móveis e peças podem remeter ao ambiente rural ou industrial, com aspecto mais natural.

Materiais como madeira, pedra, barro, couro, cimento e metal não polido podem sobressair nos ambientes, com vigas e encanamentos aparentes, paredes em aspecto natural, prateleiras abertas e cores claras.

A paleta de cores pode ser composta pelo branco-sujo, tons de terra ou tonalidades pastel. Além disso, investir na iluminação é imprescindível.

Para equilibrar a presença dos materiais metálicos expostos, como os encanamentos ou tubulações em ferro, alumínio ou cobre, equipamentos para pintura eletrostática a pó garantem um revestimento econômico, eficaz e com diversas possibilidades de cores, como laranja, azul, verde, cinza ou castanho, que são as mais pedidas para o ambiente industrial.

O benefício da técnica é a maior fixação das tinturas, que têm maior durabilidade e acabamento.

Portas e janelas de diversos tipos podem ser instaladas nos locais de administração do galpão com mezanino. As janelas podem ser largas, de vidro, garantindo boa luminosidade e a visibilidade das estações de trabalho.

Uma porta ferro, por exemplo, é uma opção que demanda mais investimento, mas acrescenta ainda mais personalidade, estilo e sofisticação ao galpão industrial.