Onde os tubos de polietileno e pead são utilizados?

Quando estamos no ambiente de construção civil, imaginamos que há muitos tipos de serviços, funções e equipamentos, mas ainda não podemos saber nem metade de todos que existem se não estivermos no meio, nem os mais simples como os tubos.

Isso porque, para que uma edificação seja construída, há diversas etapas, e em cada etapa dessa há muitos tipos de materiais que precisam ser utilizados para fixar, ajudar outros ou fazer com que fluídos passem.

Ou seja, há muitos tipos de elementos ainda a serem descobertos para quem não trabalha nesse ramo, mas possui curiosidade e também está construindo sua casa ou afins. E para que seja mais fácil e elucidado, falaremos sobre alguns tipos de tubos.

Polietileno

O tubo de polietileno costuma ser muito confundido por vendedores, pois alguns são desconhecidos e outros realmente não sabem diferenciar suas funções. E, por isso, na hora de comprá-lo, é importante saber qual o verdadeiro e o mais certeiro para sua obra.

Esses tubos de polietileno são de alta densidade e são usados em redes de saneamento de água, pois possuem uma garantia de alta resistência e durabilidade relacionados à impactos químicos e físicos.

Ele é atóxico, ou seja, não possui um material tóxico e transporta a água que a qualidade necessária. Sua vida útil é muito alta e seu desempenho é tão bom quanto o restante de suas funções.

Além disso, eles são flexíveis e podem ser encontrados em diversos modelos e tamanhos, para que possa ser adaptado em variadas ocasiões.

Além do tubo de polietileno transparente, há também o preto, e existem dois tipos, o de baixa densidade e o de alta densidade. Baixa densidade:

  • Usado em baixa pressão;
  • Macio;
  • Não pode canalizar água potável;
  • Não preserva o gosto da água;
  • É da cor preta.

Já os tubos de alta densidade:

  • Custo mais elevado;
  • São azuis;
  • Preservam o gosto da água;
  • Podem ser instalados em todos os locais;
  • Mais resistentes;
  • Canalizam gás.

Ou seja, há dois tipos que são muito utilizados, mas cada um deles possui suas enormes diferenças que devem ser sempre conhecidas e contadas na hora da compra, para que o mais correto seja feito.

O tubo de alta densidade também pode ser conhecido como tubo dreno, e ele garante muita resistência quando falamos sobre o impacto em sua região tanto interna quanto externa. Mas, isso só é possível justamente por causa de sua produção de alta densidade.

Isso faz com que sua durabilidade seja muito maior e mais flexível do que os outros modelos e também sua manutenção se torna muito mais baixa se não fosse o tubo dreno preço acessível.

Tubos PEAD

Outro tubo muito semelhante é o PEAD, que possui polietileno da alta densidade, 80 e 100, e são usados em muitas aplicações, isso porque possuem uma enorme vantagem técnica em relação aos outros.

Alguns dos locais em que eles são utilizados para distribuição de gás e redes de distribuição de água. Além disso, os tubos pead para água também podem servir para fibra ótica e relações de telecomunicação.

Ele é um dos mais importantes entre todos os tudo de alta densidade e pelo volume que ele é consumido em nível mundial. É capaz de aguentar enormes temperaturas, como 120 graus por períodos curtos e 110 graus de forma contínua.

Além de transportar todos os tipos de fluídos e gases, o tubo pead preço acessível pode moldar objetos por sopro como garrafas de leite e outros tipos de bebidas que não são carbonatadas, entre outros tipos de elementos domésticos.

Outros eventos que podem ocorrer são brinquedos, reservatórios de álcool, gasolina e todos os outros tipos de materiais plásticos que podemos imaginar.

Enfim, é um grande impulso esse polímero para que a produção seja feita mais e mais para essas tubulações resistentes quase todos os tipos de pressões. Isso faz com que o processamento cresça e melhore em todo o ambiente de construção civil e também o industrial.

Enfim, essas foram as informações de polietileno e pead, para que você saiba a importância de ter, escolher e comprar todos esses tipos de elementos, pois serão eles que não apresentarão nenhum tipo de problema, mesmo que sejam um pouco mais caros que os outros comuns. É válido ressaltar que é necessário comprar um material de qualidade e confiança.