O lado externo e interno de uma quadra esportiva

Segurança, praticidade e um convívio mais próximo com os vizinhos. Esses são alguns dos fatores que atraem famílias inteiras para a vida de apartamento, algo que anteriormente era visto como hábito dos solteiros. Por conta disso, as incorporadoras têm investido cada vez mais nesse tipo de projeto, em detrimento das tradicionais casas de frente para a rua.

Apesar disso, é preciso ter em mente que a alta procura, por si só, não é o suficiente para que o empreendimento seja um sucesso. Isso porque é fundamental que ele salte aos olhos dos compradores em potencial.

As áreas comuns, por sua vez, têm um papel importante nesse processo. Em um contexto no qual as grandes cidades são cada vez mais violentas e caóticas, ter opções de lazer sem sair de casa é um diferencial considerável.

Entre as instalações mais buscadas, estão:

  • Salão de festas;

  • Espaço kids;

  • Piscina;

  • Quadra esportiva.

No caso desta última, por mais que a sua construção pareça algo que a princípio seja simples, é fundamental tomar uma série de cuidados para garantir que ela estará em condições de ser usada. Do contrário, ela apenas tomará espaço e não será útil para os moradores.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas fundamentais para construir uma boa quadra esportiva:

  1. Defina se a quadra será poliesportiva

Ao contrário do que muitos pensam, uma espaço para a prática de atividades físicas não tem que abrigar vários esportes. Nada impede que ele seja preparado para apenas uma modalidade. Como esse é um fator com forte impacto sobre o seu projeto, é preciso tomar essa decisão o quanto antes.

Por exemplo: Digamos que, ao invés de uma quadra poliesportiva, a ideia seja fazer um campo de futebol.

Nesse caso, ao invés de concreto, será preciso pesquisar a respeito da grama esmeralda preço, já que ela é o melhor material para revestir o chão do local.

Além disso, será preciso providenciar outros itens, como traves e redes para os gols.

  1. Escolha um local adequado para a construção

Depois de definir o modelo da quadra, é preciso escolher um bom lugar para construí-la. Isso é importante pois, no caso dessa estrutura, é fundamental que sua superfície não tenha ondulações, do contrário, elas prejudicarão o seu uso.

Deste modo, a próxima etapa é fazer um estudo minucioso do terreno, de modo a encontrar o local exato para a construção da quadra.

É interessante que tal análise seja feita antes da implementação de outras estruturas, de modo que não seja preciso desmatar áreas de jardinagem ou demolir outras edificações.

  1. Invista em uma boa pintura

Caso o condomínio opte por construir uma quadra poliesportiva em suas dependências, será essencial que esta tenha uma pintura de qualidade. Isso é necessário pois esse é o elemento que definirá o traçado das quadras de diferentes modalidades do espaço. Para tal, é preciso investir em tintas de qualidade e em profissionais devidamente qualificados para aplicá-las.

A boa notícia é que isso é relativamente simples. Enquanto que as melhores marcas de tintas do mercado costumam estar disponíveis em uma loja de jardinagem ou de artigos para a casa, os bons pintores podem ser encontrados por meio de indicações, muitas vezes por parte dos próprios estabelecimentos que venderam os insumos para a realização da tarefa.

  1. Cubra o local

Por mais que uma quadra de futsal seja bem projetada e construída, sua utilização pode ser comprometida por um outro fator: a falta de cobertura.

Isso ocorre porque tanto em períodos de chuva forte quanto de sol intenso, o conforto dos usuários do espaço pode ficar comprometido, o que, por sua vez, tende a levá-los a usar outros locais do condomínio.

Para evitar que isso aconteça, é interessante considerar a cobertura de quadra poliesportiva preço ao elaborar o orçamento para a construção do espaço.

  1. Não se esqueça do paisagismo

Por último é essencial que, além de funcional, o espaço da quadra seja visualmente agradável para os seus usuários.

Para que isso aconteça, recomenda-se investir em itens de paisagismo nos arredores. Deste modo, será possível incluir itens estéticos nesse local, tais como plantas, focos de iluminação e, até mesmo, fontes e esculturas.

Vale ressaltar que, para evitar que tais objetos sofram uma espécie de dano, é interessante que haja alguma rede ou grade ao redor da quadra. Assim, caso a bola vá em sua direção, ela será barrada.