Normas de segurança que devem ser implementadas

Muitas vezes, acidentes são causados por desatenção às normas de segurança, que devem ser implementadas, desde o início, em empreendimentos imobiliários, sejam eles residenciais, comerciais ou industriais.

Por isso, é importante contar com profissionais preparados, que possam apontar falhas e apresentar soluções, além de desenvolver projetos específicos, para atender cada setor de maneira satisfatória e eficiente.

Princípios de incêndio podem ser evitados

Com a facilidade de acesso à energia elétrica, e também ao fornecimento de gás, de maneira conjunta, por empresas de cada setor, muitos condomínios oferecem aos moradores garantia de segurança com a verificação e registro de AVCB corpo de bombeiros SP, que garante a inspeção, em todo o perímetro construído.

A emissão deste documento deve ser realizada por uma equipe técnica, especializada em apontamentos referentes à segurança, como presença de equipamentos de combate a incêndio, e até mesmo para a instalação de pisos antiderrapantes, em locais específicos.

Em locais que aglomeram um grande número de pessoas, como condomínios residenciais e comerciais, o projeto arquitetônico deve contar, desde o princípio, com uma engenharia contra incêndio.

Como escadas com fácil acesso, presença de hidrantes e alarmes contra incêndio, e portas corta fogo, que impedem a passagem de fumaça e gás tóxico para outros andares.

Valorizando as medidas de segurança que podem ser implementadas, conforme normas regulamentadas por entidades de classe, voltadas ao bem estar da população.

Seguindo as indicações propostas por empresas de extintores de incêndio, que criam equipamentos específicos para cada atendimento de combate ao fogo, é possível adaptar os espaços, para melhor segurança de todos.

Isto inclui a presença de material de sinalização, indicando a presença de extintores em locais de fácil acesso, assim como sprinklers, que podem ser instalados a partir de um sistema hidráulico exclusivo, para casos de acidentes, ou incêndios.

O sistema elétrico também deve ser verificado pelas equipes de manutenção, de forma preventiva, nas caixas de distribuição, e em cada instalação realizada.

Os equipamentos que se utilizam do gás também devem verificados, de tempos em tempos, com a substituição de peças, conforme a necessidade, prevenindo qualquer tipo de acidente.

Acidentes elétricos podem ser evitados

O uso de material de qualidade, com as características específicas para cada sistema elétrico, deve estar de acordo com o projeto eletrico residencial preparado por um profissional do setor.

Todo o sistema de iluminação deve estar em uma rede elétrica específica, de acordo com a corrente de passagem e alimentação das lâmpadas que irão compor cada ambiente de uma casa ou apartamento.

O sistema elétrico voltado a eletrodomésticos, como aparelhos de rádio, televisores, computadores e periféricos, também deve ser independente, pois são aparelhos sensíveis a carga alta de energia.

Equipamentos como geladeiras, freezers e chuveiros devem contar fios e cabos elétricos de bitola maior, pois o consumo de energia elétrica deves aparelhos é bastante alta.

Se o fio que compõe o sistema de energia não for o adequado, há a possibilidade de ocorrer um curto circuito, acarretando em acidentes simples, como falta de energia elétrica, até acidentes mais graves, como um princípio de incêndio.

As empresas de engenharia civil SP contam com profissionais capacitados, que podem desenvolver projetos específicos para cada caso, tanto no setor residencial, quanto para empresas e comércios.

As fábricas e indústrias também devem contar com este tipo de serviço, pois muitos equipamentos trabalham com uma alta carga de energia elétrica.

Para isto, devem contar com um sistema operante e eficiente, no que concerne ao fornecimento de energia, realizado por concessionárias públicas e particulares, quanto por equipamentos internos, como geradores de energia.

A distribuição de energia elétrica deve ser eficiente, atendendo todos os sistemas de distribuição, a partir de uma unidade de captação inicial.

Daí a importância em manter a manutenção de cabine primária preventiva, e imediata substituição de peças, quando houver necessidade. Entre os trabalhos que devem ser realizados, de forma imediata, nos momentos de manutenção, são:

  • Verificar as grandezas elétricas presentes;
  • Corrigir os fatores de potência elétrica;
  • Barramentos revisados e livres de ferrugem;
  • Presença de chaves de seccionadoras e equipamentos de proteção.

A distribuição de carga elétrica em uma rede deve atender todos os requisitos de segurança, conforme as normas técnicas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Com isso, qualquer tipo de acidente fica fora de cogitação, e as fábricas e indústrias podem funcionar de maneira produtiva ao longo do tempo.