Mobílias indispensáveis para o escritório da sua empresa

Organização e conforto são essenciais para um ambiente de trabalho produtivo. Por isso, investir na mobília certa é tão importante para a eficácia dos trabalhos que serão desenvolvidos.

De uma Mesa estação de trabalho até cadeiras ergonômicas, há uma série de detalhes que fazem a diferença na rotina.

Essa constatação, inclusive é alvo de pesquisas e até de regras para a segurança e a saúde no trabalho. Dentro de uma jornada de trabalho de 8 horas diárias, de segunda à sexta, uma pessoa chega a passar cerca de 1920 horas ano dentro do escritório.

Com a flexibilização do regime CLT, o número de horas pode variar ainda mais, já que a jornada pode ser de até 12 horas, com o descanso de 36h. Ou seja, nada mais adequado do que uma cadeira de escritorio confortável para que não haja nenhum risco para a saúdo do colaborador.

Nesse sentido, uma cadeira ergonômica ou uma mesa adequada, além de boas condições de trabalho costumam ser um grande diferencial para o bem estar e maior eficiência de todos.

Além da questão do conforto e do respeito à jornada (que pode ser cansativa) do colaborador, investir em mobílias e formas de organização do escritório tem relação com a produtividade.

Não é à toa que profissionais da saúde recomendam que a empresa invista na qualidade de vida dos funcionários.

Para se ter uma ideia, o Center for Positive Organizational Scholarship, da Universidade da Califórnia, tem uma pesquisa sobre a relação entre produtividade e felicidade

De acordo com o estudo pessoas com qualidade de vida do trabalho apresentaram um desempenho 27% mais alto que os demais. Além disso, as mesmas pessoas se mostraram 125% menos esgotadas e 32% mais produtivas.

Vale destacar neste ponto que a pesquisa realizada ouviu cerca de 1,2 mil trabalhadores.

Neste cenário, qual é o papel da organização do ambiente? Como a mobília pode ajudar e quais os móveis são indispensáveis no escritório? Continue lendo esse artigo e descubra como influenciar diretamente nos resultados de seus funcionários a partir de pequenas mudanças.

Mesa estação de trabalho

Para quem passa o dia trabalhando em frente ao computador, contar com uma Mesa estação de trabalho adequada é muito importante.

Há vários modelos de mesa, mas a escolha por uma mobília que tenha gavetas para organização e um bom suporte para os acessórios de rotina é fundamental.

Não importa se o escritório é home-office ou em uma empresa com várias pessoas. Esse item faz a diferença, sendo um móvel simples ou até mais sofisticado como a mesa em l.

Há mesas para todos os gostos, com várias cores, tamanhos e modelos adaptados. Mas, de forma geral, alguns cuidados podem te ajudar a escolher um móvel ideal para seu escritório. São eles:

  • As dimensões da mesa (o ideal fica entre 54 cm/ 74 cm);

  • A combinação da mesma com uma cadeira ergonômica;

  • Incidência da iluminação sobre a mesa (por luminárias ou lâmpada);

  • Disponibilidade do espaço, para garantir a mobilização.

Especialistas em móveis ergonômicos ainda recomendam que uma mesa de trabalho adequada deve manter a postura do colaborador.

Neste sentido, as cadeira de escritorio devem ficar a uma distância mínima de 20 cm da mesa. Há móveis prontos e que já suprem essa necessidade, no entanto, muitas pessoas ainda optam por serralherias e lojas especializadas.

Independente do modo de produção, essas mobílias são indispensáveis para organização e também estética do escritório.

Longarina 4 lugares

Na mesma linha de mesas e cadeiras, a Longarina 4 lugares é um item indispensável para escritórios. Sobretudo, escritórios que possuem alguma sala de espera, como consultórios.

Na prática, esse equipamento contém 4 lugares e pode ser confeccionado em vários materiais. Com o estofado revestido, esse móvel costuma ser muito confortável e, por isso, se você tem um escritório que tenha ambientes como salas de espera, recepção e visitantes é interessante investir nessa opção.

Se você já foi a um consultório odontológico deve ser deparado com uma Longarina 4 lugares, em algum momento.

Para completar o projeto de construção e decoração, neste caso, é comum que o ambiente também conte com mesas de centro, poltronas, quadros decorativos e outros elementos do tipo.

Cortina prega americana

Pensando na decoração de um escritório, qual é o espaço de trabalho que não conta com uma cortina ou persiana?

Além de ser um elemento de decoração, esses acessórios influenciam na proteção do espaço contra raios UV e podem também influenciar na temperatura.

A Cortina prega americana, por exemplo, é um item com várias qualidades. Além da variedade de dimensões entre largura e comprimento, esse item tem outras vantagens.

O potencial decorativo, por ser uma cortina de pregas, podendo ser encontrada em diversos materiais e cores é uma delas.

Outra característica importante das cortinas é o controle de luminosidade do ambiente. Existem alguns modelos, nessa linha, que são transparentes para absorver mais luz de forma natural para o escritório, auxiliando ainda na economia.