Itens importantes para a segurança de um comércio

A segurança de um comércio pode ser feita de diversas formas, desde a proteção contra incêndios até na escolha dos materiais mais adequados para compor a estrutura elétrica do lugar, e além desses itens existem muitos outros quesitos que necessitam de atenção.

Por conta desses muitos detalhes pode ser um pouco difícil entender o que e como aplicar no seu comércio para ter a maior eficiência gastando a menor parte do orçamento disponível.

Abordaremos neste artigo as principais formas de investir na segurança do comércio de forma eficaz, desde a parte de proteção contra incêndios até na área elétrica.

Sistemas de combate e prevenção a incêndio

Para o combate a incêndios é preciso realizar diversos tipos de vistorias, laudos e adquirir produtos com qualidade. O AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é um desses itens, que é o laudo dos bombeiros certificando que toda a estrutura foi construída com os requisitos necessários para evitar incêndios e para facilitar o combate às chamas caso ocorra algum acidente.

A instalação de sistema de incêndio é essencial para equipamentos de contingência instalados em locais acessíveis e para que certos produtos também façam parte desse sistema, entregando uma segurança verdadeiramente completa.

Vamos entender agora um dos produtos mais eficientes para fazer este combate a incêndios.

Porta corta fogo

De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), existem diversas classificações que esse tipo de porta deve obedecer para poder ser vendida e instalada, sendo que ela é mais comum em certos tipos de locais, como:

  • Escolas;

  • Faculdades;

  • Escritórios;

  • Prédios comerciais e residenciais;

  • Lojas;

  • Cinemas;

  • Indústrias;

  • Comércios;

  • Galpões.

porta corta fogo de correr é tão popular pela sua função de segurança ser muito efetiva, pois ela não permite que o fogo se prolifere para outros andares ou salas, mantendo o foco do incêndio em somente um local, uma função extremamente importante para auxiliar no combate do incêndio.

Normalmente este tipo de porta é instalado em locais estratégicos e divisórios, não permitindo que o fogo acabe indo para andares acima ou abaixo do local onde iniciou.

Outro ponto relevante de colocar essas portas nos acessos às escadas é que, se o fogo for mantido fora daquela área, as pessoas podem descer livremente os andares até o térreo, conseguindo sair do prédio em segurança.

Um dos itens que mais merecem atenção neste equipamento é a dobradiça para porta corta fogo, que igualmente é um item resistente a altas temperaturas e que possui a função de “mola”, que providencia o fechamento automático da porta, não mantendo-a aberta em situações desnecessárias.

Cuidando da parte elétrica

Um dos principais causadores de curtos, choques e, até mesmo, incêndios é a parte elétrica. Sendo assim, é preciso sempre escolher estes equipamentos visando a viabilidade financeira e também a questão da segurança que cada item fornece. Vamos falar sobre alguns desses materiais, cuja maioria é vendido em loja de materiais elétricos em Americana.

Geradores

Este é um equipamento que ajuda de forma muito eficaz no caso de queda de energia ou falta de distribuição elétrica.

Normalmente, quando há um curto na rede ou em caso de incêndios (que a parte elétrica principal pode ser danificada) o gerador possui a função de assumir o papel de distribuidor principal e manter equipamentos essenciais em funcionamento, como lâmpadas e placas luminosas de segurança.

Reator

O reator eletrônico é um dispositivo de segurança que tem como principal função controlar a intensidade em que a corrente elétrica circula por determinado dispositivo, garantindo que ele não entre em curto e nem sobrecarregue. Este item é muito utilizado em lâmpadas que trabalham com voltagens mais altas que a comum.

Lâmpada par

As lâmpadas PAR (Parabolic Aluminized Reflector – Refletor Parabólico de Alumínio) possuem 3 modelos diferentes, sendo a 38, a 30 e a lâmpada par 20 led.

A diferença principal entre elas está presente na distribuição e consumo de energia, normalmente quanto maior o número da classificação, maior a potência.

Entender qual se adequa melhor para cada ambiente é uma questão muito importante, isso porque utilizar lâmpadas fracas em ambientes escuros e grandes pode causar acidentes, da mesma forma, usar as muito fortes para ambientes pequenos podem fazer com que as pessoas não enxerguem certos obstáculos e etc.