Gerador de energia solar

Hoje em dia por conta da tecnologia o consumo de energia elétrica vem aumentando.

São cada dia mais computadores, ventiladores e ar condicionados, e por isso que apareceu a demanda de novas formas de produção de energia, para que não cause impacto ambiental em larga escala.

A busca por novas fontes de energia vem para sustentar esse novo padrão de consumo de energia elétrica, e uma das novas fontes mais procuradas é e energia solar.

A energia solar vem sendo procurada por ser renovável e podendo atuar de duas formas, tanto na produção de energia térmica como energia elétrica.

Para isso são usados dois sistemas os chamados sistemas de energia solar fotovoltaica e sistema de energia solar térmica.

Diferenças dos tipos de energia

A energia solar térmica faz uso de alguns tipos de coletores, para que haja a captação eficiente do calor que vem do sol, fazendo-o com que seja transferido para água ou então para outros fluidos.

Agora, o sistema solar fotovoltaico utilizam placas solares ou também chamadas de módulos. Essas placas ou módulos ajudam na captação do sol e a converte em energia solar. Isso é possível graças a um inversor fotovoltaico que converte com o tipo de energia em nossas casas.

Para que as placas consigam realizar a produção de energia solar é preciso o uso de um gerador de energia solar, que é movido por um fonte, que é a luz solar, que é uma:

  • Fonte limpa;
  • Gratuita;
  • Renovável;
  • E abundante.

Existem alguns tipos de geradores de energia solar disponíveis no mercado, cada um para um tipo de necessidade. Veremos mais detalhadamente qual são esses tipos de geradores de energia.

Tipos de gerador de energia solar

Os sistemas solar que são usados para a produção de energia solar são de dois tipos os chamados geradores conectados a rede (também conhecidos como on-grid) e os sistemas geradores isolados ou autônomos (off-grid).

Mas, antes de mais nada grande parte da energia elétrica produzida tem como objetivo a ligação de diversos componentes elétricos dentro de uma residência, como o ar condicionado.

Os geradores que mais vem chamando a atenção e sendo usados são aqueles ligados a rede, por ter um menor custo e uma grande rentabilidade.

Há também os sistemas híbridos que funcionam com os dois tipos de produção, tanto on-grid tanto off-grid.

Os dois tipos de geradores possuem formas semelhantes de captação, porém, seu armazenamento e o seu uso diferem bastante.

Entre os sistemas solares, o on-grid coloca parte da produção de energia dentro da rede elétrica enquanto a off-grid armazena em baterias.

Como a produção é feita dentro do gerador?

Os sistemas de produção de energia solar, transformam o calor do sol em energia em um processo chamado efeito fotovoltaico.

Esse procedimento ocorre nas placas solares que são formadas por células com materiais semicondutores como o silício e ajudam na captação e produção.

Para que energia captada seja gerada (e depois usada para diversos elementos que ajudam na manutenção de ar condicionado) é preciso um inversor elétrico que transforma a energia de corrente alternada (CA) em energia de corrente contínua (CC).

Geração de energia on-grid

Esses sistemas são aqueles que estão associados a rede elétrica da concessionária. Esses sistemas solares captam a energia, há a inversão e então a energia é enviada para o quadro de força para alimentação da residência ou da indústria.

Devido há algumas inconstâncias na produção da energia solar, por conta das variáveis do clima, o inversor dentro do sistema mistura as energias, fazendo com que quando há déficit na produção de energia solar a rede da concessionária aceita.

Esse tipo de produção é muito vantajosa, pois o custo é revertido para o consumidor em crédito, fazendo com que ele pague menos ou nada dependendo do tamanho do gerador.

Geração de energia off-grid

Os sistema fotovoltaicos off-grid permite que as energias sejam armazenadas em baterias. E essas baterias são usadas em outros sistemas e assim por diante.

Dessa maneira, vimos que a energia solar são muito importantes para o desenvolvimento de novos equipamentos. Assim, como acontece a limpeza de ar condicionado, a energia solar produzida pelos geradores permitem que ocorram a limpeza do ar, pois não emite gases e assim por diante.

Dessa forma, esse tipo de energia é bastante importante para diminuir o impacto ambiental.