Galpão industrial: tudo o que você precisa saber

Tanto no setor da indústria quanto no da construção civil, é preciso pensar na manutenção dos espaços. Encontrar um Galpão industrial para alugar, por exemplo, é algo que exige uma análise detalhada de detalhes como pintura, infraestrutura e funcionamento.

Isso não é por acaso, considerando que um galpão industrial é uma estrutura que auxilia nos processos logísticos de uma empresa. Mas o que esse tipo de estrutura deve ter na prática?

Além de uma estrutura adequada, um bom galpão industrial deve contar com sistemas de combate a incêndio e segurança.

Para garantir que não falte nenhum detalhe neste tipo de projeto, contar com o auxílio de empresas e profissionais especializados é essencial.

Afinal: como equipar um galpão de forma adequada? Quais são os materiais mais utilizados nesse tipo de estrutura? De que forma a manutenção é feita nesse tipo de espaço? Se você também tem essas dúvidas, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre a estrutura de um galpão industrial.

Galpão industrial para alugar: vale a pena?

O setor logístico é capaz de mover uma indústria. Neste cenário, pensar em uma estrutura como os galpões industriais é algo que pode ajudar a otimizar recursos materiais e financeiros dentro de uma indústria.

As utilidades e especificidades dessa estrutura variam conforme o segmento. Porém, de forma geral, os galpões podem servir como depósito de armazenamento ou como um espaço para expandir as operações logísticas.

Por isso, encontrar um Galpão industrial para alugar é algo que pode valer muito a pena na prática. Isso quer dizer mais produtividade, mais organização e uma infraestrutura mais adequada na prática.

Antes de contratar uma empresa especializada na construção desse tipo de estrutura, é importante verificar alguns detalhes, como:

  • Tamanho da área do galpão industrial;

  • Qualidade do revestimento do piso;

  • Localização do galpão;

  • Sistema de segurança;

  • Sistema de combate a incêndio.

Empresas de pintura industrial x manutenção

Geralmente, os galpões industriais são construídos a partir de matérias-primas como ferro e aço. Diferentemente das construções convencionais, esse tipo de estrutura precisa de uma pintura mais especializada.

Por isso, contar com as Empresas de pintura industrial é uma ótima forma de proteger as estruturas contra as ações do tempo e processos como o de corrosão.

A pintura industrial é mais especializada, pode ser feita com instrumentos específicos e é capaz de unir a estética à funcionalidade.

É por isso que essa técnica é muito indicada para os cuidados que um galpão exige.

Além de proteger a estrutura a longo prazo, esse tipo de recurso também é capaz de rejuvenescer a estrutura na prática. É importante escolher Empresas de pintura industrial que tenham relevância e experiência na área é algo muito importante.

Entre os inúmeros benefícios de contar com esse tipo de técnica, alguns se destacam:

  • Manutenção simplificada;

  • Proteção das estruturas contra ferrugem e corrosão;

  • Maior conforto térmico;

  • Resultado estético de alta qualidade;

  • Maior preservação das estruturas a longo prazo.

Detalhes que não podem faltar em um galpão industrial

Além da pintura especializada, construir um galpão industrial requer um planejamento de itens indispensáveis. Do tipo de revestimento de piso (especialistas acreditam que o ideal é que o revestimento suporte até 6 toneladas por m²) ao teto, tudo é relevante.

O aço galvanizado é uma ótima matéria-prima para a construção dessas estruturas. Diferente dos outros materiais, esse tipo de aço é mais reforçado na prática e protege os galpões de forma muito mais eficiente.

Na prática, é possível encontrar vários materiais de construção a partir desse item. São exemplos:

  • Vigas;

  • Chapas de aço;

  • Tubos;

  • Grades.

Além desses materiais, outro destaque interessante é a telha multidobra.

Na prática, essa telha pode ser encontrada em formatos muito específicos, justamente com a finalidade industrial. No formato côncavo, essa telha conta com um raio de curvatura de 300 mm e isso facilita sua aplicação em trechos retos ou curvos.

Outra característica desse modelo de telha é seu arqueamento pela estampagem de vincos transversais. A matéria-prima de composição desse tipo de telha geralmente é feita de zinco ou aço inoxidável.

Mas, também há a telha galvanizada, que assim como os outros materiais que passam pelo processo de galvanização se destaca pela durabilidade e resistência a longo prazo.

Por fim, não importa se você irá construir um alugar um galpão, todos esses cuidados só reforçam o quanto é importante executar projetos com qualidade.