Fundação: confira os processos que compõem essa etapa da obra

Fundação: confira os processos que compõem essa etapa da obra

redator No Comment
Fundação

Os processos de fundação são essenciais às obras, independente de tamanhos, uma vez que, assim como o próprio nome diz, a fundação tem como objetivo principal oferecer a sustentação necessária para que a construção tenha uma base sólida. Em primeiro lugar, é necessário priorizar esse tipo de trabalho caso, por exemplo, pretenda-se instalar um poço artesiano em sua empresa ou fazenda. Tecnicamente, todos os processos de perfuração devem ser feitos de acordo com as reais dimensões do terreno e necessidade do cliente.

Trata-se de um trabalho robusto e que, ainda por cima, também utiliza alguns maquinários pesados (como é o caso das escavadeiras, retroescavadeiras, carregadeiras e demais dispositivos deste tipo). Sendo assim, é comum observar a presença de estacas e sondagens diversas ao longo dos trabalhos. O intuito da utilização desses equipamentos, inclusive, é fazer com que os trabalhos sejam ainda mais assertivos e duradouros com o passar do tempo.

Ainda neste contexto, também é convencional notar a presença de algumas ferramentas desse tipo:

  • Perfuratrizes elétricas;
  • Perfuratrizes hidráulicas;
  • Sondagens rotativas;
  • Máquinas robóticas.

A estaca raiz é essencial à sustentação da sua obra

A estaca raiz dispõe de elementos em sua composição que a tornam extremamente resistente. Refere-se a um equipamento que pode ter dimensão variada, mas que, através de sua utilização, alcance locais de difícil acesso que passam a ser mais simples com o decorrer da obra.
Sua execução não causa nenhum tipo de vibração, fazendo com que ela possa ser realizada também em quaisquer tipos de obras industriais. Sendo que quando há a necessidade de a realizar em locais como blocos de concreto e matacões, e até mesmo de a embutir em rocha, é necessário a utilização de um martelo hidráulico, de modo que seja possível alcançar a profundidade estipulada em projeto.

A perfuração de solo deve ser completa e eficiente

Como a perfuração de solo se coloca como um dos trabalhos mais delicados e complicados a serem realizados em uma construção civil, é necessário, e recomendado, que você conte com uma empresa de referência e seriedade neste segmento sempre em busca dos melhores resultados.

Uma das principais especificações a ser levada em consideração nesse tipo de serviço é a segurança em todas as suas etapas, principalmente pelo fato de se referir a um trabalho relativamente grande. Com segurança, neste caso, subentende-se o planejamento de todo o serviço e a preparação do colaborador responsável por manusear os equipamentos. Em alguns casos, é possível que ferramentas tecnológicas sejam utilizadas para alcançar grandes profundidades, comparando-se aos modelos convencionais.

Ainda sobre as perfurações de solo, o essencial é que os trabalhos sejam definitivos – e é também devido a isso que a seriedade deve ser priorizada. Uma vez definitivas, estas ações tendem a gerar muitos benefícios aos espaços industriais, comerciais ou prediais. Sendo provável que grandes equipes de colaboradores sejam alocadas para tais serviços, e junto a elas, equipamentos grandes e pesados (cabos, fios e etc.) podem ser muito utilizados.

A sondagem rotativa oferece uma série de vantagens para as obras

Um dos pontos mais relevantes e vantajosos a respeito dos equipamentos que compõem as obras, pode ser representado pela sondagem rotativa, uma ação que se caracteriza por ser um tipo de análise geológica/geotécnica voltada aos solos rígidos.

Por se referir a um modelo de ensaio, este tipo de sondagem é essencial para a caracterização dos perfis aos quais se integra. Por exemplo, as sondagens rotativas são responsáveis por medir até que ponto a perfuração pode se dar em um determinado espaço – independentemente do objetivo geográfico desta.
Em relação às suas vantagens práticas, as sondagens rotativas penetram grandes profundidades e, além disso, também podem ser executadas com ângulos rebuscados de inclinação. O equipamento também é responsável por ser praticado por meio de equipamentos com uso simples.
A execução do ensaio de perda d’água em maciços rochosos também é um tópico bastante trabalhado nestas práticas, isto é, trata-se de uma atividade extensamente indicada a toda e qualquer superfície de perfuração.

Deixe um Comentário

cinco × três =