Estoques: como manter os seus produtos bem refrigerados?

Um dos maiores desafios de lidar com certos produtos é o resfriamento. Essa é uma necessidade por vários fatores, mas o primordial é manter os produtos conservados, procedimento que se não for executado de forma eficaz pode trazer um grande prejuízo financeiro por perda de materiais.

Além disso, não estar atento a necessidade da temperatura do ambiente pode, em alguns casos, trazer problemas com a lei, que regula a forma com que os mantimentos devem ser preservados e refrigerados. Sem contar os danos que podem causar a saúdo, se tratando de alimentos perecíveis.

Mesmo esse sendo um processo um pouco difícil, existem algumas práticas que podem ser seguidas para trazer benefícios nessa área e deixar o estoque mais eficiente. Pensando nisso, esse artigo irá apresentar alguns métodos para manter o seu estoque bem refrigerado.

O mais importante: ar condicionado

Claro que para manter o ambiente adequadamente refrigerado será preciso o uso de algum ar condicionado. É preciso entender, de forma correta, qual tipo mais se adequa ao seu estoque e a sua demanda de produtos, por isso iremos abordar alguns modelos deste produto.

1. Ar condicionado de janela

O ar condicionado de janela é o modelo mais comercializado, isso por conta dos vários benefícios que essa peça apresenta, como:

  • Filtros para eliminação de bactérias;

  • Controle remoto;

  • Avisos sonoros;

  • Fácil manutenção.

Por sua alta demanda e comercialização, esse produto é muito acessível e entrega ótima relação custo-benefício. Outro ponto que vale ressaltar é a sua usabilidade tanto para 110V quanto 220V.

Tal flexibilidade garante que não seja necessário realizar qualquer tipo de reforma elétrica no seu local de instalação.

2. Ar condicionado split

Já o ar condicionado split é um modelo que se destaca entre os seus concorrentes pela manutenção ar condicionado split ser, de certo modo, simples.

No entanto, é sempre importante lembrar que contar com empresas qualificadas para realizar esse tipo de trabalho é importante, para manter tanto a confiança quanto o produto intacto.

Esse tipo de ar condicionado é constituído de duas partes. Uma é o motor resfriador, parte responsável por realizar o resfriamento do ar, e a outra é a que realiza a distribuição do ar no ambiente, fazendo a circulação de forma adequada.

Essa divisão em duas partes traz muitos benefícios, mas o principal é a diminuição do ruído.

3. Ar condicionado portátil

É um equipamento que, como o nome já sugere, pode ser transportado de forma fácil para outros ambientes, não necessitando de algum tipo de instalação em específico.

Optar por esse tipo de equipamento pode ser viável caso o estoque não seja muito grande e não necessite de tanto controle na sua temperatura ambiente.

A grande vantagem que faz esse equipamento valer a pena é a sua mobilidade, no caso de estoques que nem sempre necessitam do ar, é possível movimentá-lo para outras áreas do estabelecimento, fazendo um uso mais apropriado do equipamento.

Cuidados na instalação e manutenção periódica

Seja para uso industrial ou na instalação de ar condicionado residencial é preciso ter cuidado e realizar o procedimento de instalação de forma adequada.

Para a instalação é preciso identificar um projeto correto. Por este motivo, quando contratar uma empresa é necessário verificar todos os detalhes do projeto apresentado por eles, para entender se a parte elétrica se adequa ao projeto e se o ar escolhido atende a sua demanda de refrigeração.

Outro cuidado essencial é a limpeza constante dos filtros. Isso porque a manutenção adequada para esse equipamento é o melhor método de fazê-lo funcionar por mais tempo e da melhor forma possível.

A limpeza deve ser feita, normalmente, entre 15 a 20 dias, por conta disso é preciso que no projeto de instalação se pense na manutenção e que o ar condicionado seja instalado em um local de fácil acesso para a sua limpeza.

Cuidando dos produtos com o uso de empilhadeiras

A empilhadeira é uma das formas mais eficientes de poder organizar o seu estoque, até para auxiliar na refrigeração. Afinal é preciso posicionar de forma adequada os produtos e pensar de maneira estratégica na hora de distribuir os materiais, fazendo com que certos produtos que precisem de maior refrigeração fiquem próximos do ar.

Existem vários tipos de empilhadeiras, como:

  • Empilhadeiras elétricas;

  • Empilhadeiras a combustão;

  • Empilhadeiras a gás;

  • Empilhadeiras a diesel;

O mais importante é contar com um bom operador de empilhadeira, afinal a sua condução é que irá garantir um bom desempenho e, o mais importante, a integridade dos materiais no estoque.

Na hora de escolher o modelo desse produto é preciso pensar na organização do seu estoque, por conta disso o é preciso ter uma que case mobilidade, fácil manutenção e versatilidade, como a empilhadeira trilateral.