Dicas para fazer decoração de ambientes

Decorar é uma atividade muito interessante, isso porque as decorações que dão estilo e personalidade ao ambiente. Contudo, decorar não é somente colocar elementos decorativos, como uso de porta de vidro e escolher cores para as paredes, é muito mais que isso, é harmonizar o ambiente para que ele possa ser relaxante e que atenda ao que você deseja.

Para decorar com beleza e elegância, é sempre importante seguir umas dicas, afinal, elas te ajudarão a definir cores, elementos, formas, modelos e estilos, permitindo que o seu projeto saia do papel e ganhe o seu ambiente, tornando ele muito especial e impressionando seus amigos e familiares.

Dicas de decoração para espaços pequenos

Cada dia mais as casas estão ficando pequenas e um exemplo disso são os apartamentos. Por conta disso muitas pessoas acham que não é possível fazer uma decoração boa e bonita nesses espaços. Mas isso é possível.

Um primeiro passo é o uso de armarios planejados na cozinha e também em áreas de serviço. Mas além do uso de armários há algumas outras dicas como:

1. Guarde ou jogue fora

Para pequenos espaços recomenda-se um pente fino sobre seus pertences, aqueles que forem de grande valia guarde-os de forma adequada em armários. Já aqueles que já não tem tanta serventia ou que estão duplicados doe, jogue fora, mas livre-se deles.

Isso é simples, porque quanto menor o espaço menos local para guardar tudo.

Por isso que espaços pequenos obrigam as pessoas a viverem apenas com o essencial.

Afinal ter meno itens faz com que o ambiente se torne mais limpo e agradável, assim, em casas com forro de pvc liso, a casa fica com um espaço mais aberto para que o ar fique mais livre e o forro consiga manter a temperatura mais agradável.

2. Cores claras, ambiente amplo

Para ambientes pequenos, abuse de cores claras e por um motivo bem simples: cores claras dão sensação de grandeza e amplitude. Isto é, permite que o ambiente pareça maior.

Usar cores claras não significa que sua casa tem que ser um hospital com tufo branco. Pelo contrário, você pode usar cores, porém em detalhes, como no teto ou em algumas paredes.

A ideia das cores claras é fazer com que haja uma harmonia em tons pastéis e objetos coloridos diversos como:

  • Almofadas;
  • Tapetes;
  • Abajures;
  • Quadros;
  • Persiana rolo.

Isso dará ao ambiente pontos de cor e também uma leveza e beleza.

3. Abuse da iluminação natural

Em ambientes diminuídos, como o caso dos apartamentos pequenos, use e abuse das luzes naturais, isso porque assim como as cores claras, a luz natural dá a sensação de amplitude ao ambiente, tornando-os mais saudáveis e leves.

Assim, explore sempre que possível a luz natural das janelas, use persianas e cortinas black out para controlar a luz e dar privacidade.

Evite móveis que tampem a iluminação. Assim, quando for colocar um armário de aço para cozinha esteja atento a sua posição para que não atrapalhe a luz natural que possa vir da janela.

4. Utilize espelhos na decoração

Use espelhos em jogos visuais, isso permite que a profundidade do lugar possa ser ampliada.

Assim, coloque-os em paredes, portas de armários, em mesas. Para quem quer um jogo visual mais simples pode utilizar pequenos espelhos.

Outras dicas importantes para decoração

Uma das dicas mais importantes para decoração é manter sempre dentro dos padrões a medida dos móveis, para que eles consigam estar dentro do espaço de forma agradável e harmoniosa.

Além disso, se preocupe com a higienização periódica de elementos decorativos como tapetes, sofás e camas, possibilite sempre que necessário a lavagem de cortina da sala, da cozinha, entre outros ambiente Isso por conta do uso bastante empregado desse elemento em espaços pequenos.

Use as paredes de forma inteligente, abuse dos papéis de parede e também de prateleiras para colocação de livros e elementos de decoração, isso faz com que se aproveite melhor o espaço.

Todas essas dicas podem ser usadas em outros ambientes, afinal, decorar não é uma matéria exata, mas sim transformar móveis e locais, tornando-os ainda mais valorizados.

Assim, decorar é uma arte que poucos dominam, mas que felizmente podemos aprender e tornar nossos pequenos espaços, ou grandes espaços, em ambientes cada vez mais belos e aconchegantes.