Dicas para decoração da casa

Ao realizar o projeto de decoração de uma casa, muitas dúvidas e muitas ideias surgem. A pesquisa contribui tanto para o desenvolvimento das ideias quanto para a realização do levantamento financeiro, que define quanto pode ser investido e quanto pode ser poupado

Para contribuir com as ideias de decoração, listamos algumas dicas que contribuem para o design de um ambiente confortável, harmônico e belo.

Planejamento

O planejamento é primordial para a condução de um bom projeto de decoração, pois, por meio dele, é que as pesquisas e ideias são elaboradas e conduzidas. Outro aspecto importante do planejamento é o controle financeiro já mencionado anteriormente.

O planejamento contribui para definir como e quando o projeto será realizado e quais características e processos precisam ser realizados para atingir o objetivo proposto com a decoração da casa.

Execução

O planejamento é o norteador do projeto e reflete diretamente na execução dele de maneira coerente e organizada.

Ao decorar todo os ambientes que compõem a estrutura de uma casa, sala, cozinha, banheiros, quartos, varanda e demais cômodos, é recomendado realizar as intervenções em cada cômodo, ou seja, um de cada vez e não todos juntos.

Por vezes, o projeto de decoração envolve alguns processos de manutenção também, principalmente nos pisos e assoalhos.

Quando são de madeira, a manutenção precisa ser periódica para contribuir com a sua conservação, como é o caso da raspagem de tacos e assoalhos.

Se o processo citado acima for necessário, é preciso iniciar as alterações por eles.

Por ser um processo mais complexo e um pouco mais demorado, muitos optam por utilizar outros modelos de pisos que também dão um aspecto bonito e confortável ao ambiente como o piso laminado.

Esse modelo de piso tem o benefício de ser simples para limpeza e manutenção, disponível no mercado em formatos, tamanhos e cores variadas, sendo versátil e econômico ao consumidor.

Além disso a sua aparência é semelhante à madeira, dando toda elegância e beleza que essa matéria-prima imprime ao ambiente.

Portas

As portas são estruturais, mas também fazem parte da composição do ambiente, dessa forma, a sua escolha deve ser pautada também na funcionalidade. No mercado, há vários modelos disponíveis, desde os mais tradicionais aos modelos mais modernos.

Em alguns ambientes que exigem mais privacidade, como os quartos e banheiros, uma porta mais sólida de madeira é a melhor opção.

Entretanto, para ambientes compartilhados, como varandas ou sacadas, escritórios e demais locais a porta de vidro é uma ótima opção, pois:

  • Proporciona maior visibilidade;
  • Torna ambientes mais claros;
  • Aumenta a percepção de tamanho dos locais;
  • Garante versatilidade.

É importante ressaltar que as portas que são confeccionadas com vidro ou que utilizam esse material em sua composição precisam seguir as normas e as legislações vigentes que regularizam a produção e comercialização.

Cortinas

Um objeto que pode contribuir para a decoração do ambiente e torná-lo agradável e aconchegante são as cortinas, utilizadas nas janelas a fim de evitar a incidência da luz artificial e solar.

Normalmente, são locadas nos quartos e salas, mas podem ser inseridas nos cômodos que o sol ou a luz possam atrapalhar os moradores no exercícios de suas atividades.

A cortina blecaute, por exemplo, recebe esse nome, pois ela impede a incidência total da luz, deixando o ambiente mais escuro, principalmente no período da manhã quando a luz do sol atrapalha seus últimos momentos de descanso.

Ao optar pela inclusão das cortinas no projeto de decoração, é preciso verificar se há espaço para a instalação, pois a aplicação do suporte demanda planejamento e espaço, principalmente se o modelo for cortina de trilho para quarto, sala ou demais locais.

Sacadas e varandas

As sacadas ou varandas tendem a ser espaços mais arejados e externos a casa ou apartamentos e também, por isso, precisam de proteção contra as ações do tempo e fenômenos naturais, como o vento, as chuvas e a incidência dos raios solares.

Antigamente, as sacadas eram espaços funcionais, que muitas vezes serviam somente como uma área externa da casa. No entanto, hoje em dia, elas tem se tornado cada vez mais uma extensão dos apartamentos.

Pensando nisso, a sacada com vidro tem sido uma tendência, pois o vidro não impede que o ambiente continue iluminado.

Além disso, ao colocar vidros, torna-se possível a permanência de pessoas no espaço mesmo em dias de vento, chuva ou sol. Isso garante conforto, comodidade e segurança de que o clima não afetará seus planos.

Lembre-se dessas dicas quando for decorar sua casa, elas podem fazer toda a diferença para os moradores e aqueles que visitam sua residência.