Dicas para construir e manter um jardim de inverno

Um jardim de inverno oferece muitos benefícios e é um ótimo complemento para todas as casas. Muitos acreditam que a jardinagem deve cessar quando a primeira geada atinge, mas isso não é verdade.

Há várias maneiras pelas quais os jardineiros podem aproveitar as maravilhas da jardinagem durante todo o ano, incluindo o uso de estufas solares com cobertura de policarbonato, o cultivo de plantas dentro de casa com recipientes e a plantação de culturas que vão bem em temperaturas externas e frias.

Devido à variedade de maneiras pelas quais a jardinagem de inverno pode ser realizada, todos podem continuar cultivando as seguintes espécies durante o inverno:

  • Plantas;
  • Vegetais;
  • Ervas;
  • Árvores frutíferas;
  • Bonsais.

Ou seja, uma variedade enorme de plantas podem ser cultivadas durante o inverno no seu quintal e até mesmo em uma área externa protegida, como é o caso da cortina de vidro para varanda, essas oportunidades trazem muitos benefícios.

Mais ainda, medidas adicionais podem ser utilizadas para proteger as plantas e as culturas ao ar livre das geadas.

Benefícios de ter um jardim de inverno

Existem vários benefícios para ter um jardim de inverno e estes são relacionados a saúde e ao emocional, bem como a economia.

Aqueles que cultivam suas próprias ervas e vegetais podem economizar, pois não precisam fazer feira. Durante os meses de inverno, a maioria dos mercados e bancas de frutas tendem a aumentar os preços de ervas, frutas e vegetais. Com isso você pode evitar esses preços abusivos aumentando sua própria produção.

Outro benefício para a jardinagem de inverno é o exercício adicional. Como a maioria das pessoas tende a ficar mais tempo dentro de casa no inverno do que nas temporadas de verão, a jardinagem no inverno é uma boa desculpa para sair, ou não, mas se manter em atividade.

No caso de apartamentos, local em que não há como criar uma estufa externa, pode ser interessante recorrer ao envidraçamento de sacada para criar um jardim, mesmo que vertical, na varanda.

Benefícios adicionais de contar com essas áreas têm a ver com o produto. Aqueles que coletam frutas e vegetais saudáveis ​​durante os meses de inverno estão comendo mais verduras do que os que compram nos mercados e sacolões.

O acesso a vegetais ricos em nutrientes durante os meses de inverno pode ajudar a afastar doenças, melhorar o sistema imunológico e manter o corpo funcionando no nível ideal. A jardinagem de inverno também fornece benefícios emocionais.

A jardinagem do inverno pode adicionar beleza e fragrância à estação. Para muitos, a beleza da primavera e do verão consiste na abundância de flores. Por isso, quando as árvores têm suas folhas caindo e os dias ficam escuros, há um aumento da depressão em algumas pessoas.

Adicionar flores ao ambiente é agradável aos sentidos e aquece a alma — assim como ter um aquecedor de piscina bosch para você aproveitar todo o seu quintal no inverno — e pode ajudar a levantar um humor triste.

Aqueles que têm flores desabrochando em seus jardins de inverno podem optar por colher as flores e trazê-las para dentro de casa ou dar a outros como presente. Assim, não há dúvida de que os benefícios da jardinagem no inverno são vastos.

Plantas para um jardim de inverno

Existem vários fatores a considerar ao escolher plantas para um jardim de inverno. Como o inverno varia de uma região para outra, o que pode ser adequado para uma pessoa crescer no inverno pode não ser uma boa escolha para outra.

Você pode precisar usar um pouco de ciência para determinar quais plantas funcionam melhor em seu jardim de inverno e isso vai depender das condições que você estabeleceu, como uma porta de correr de vidro para o ambiente virar uma estufa, entre outros fatores.

Aquelas plantas de inverno em crescimento em uma estufa coberta, alimentada por energia solar ou de outra forma, têm a liberdade de cultivar qualquer item.

O mesmo acontece com aqueles que levam seus jardins de inverno para dentro de casa. Com o uso de recipientes internos, você pode cultivar qualquer planta durante todo o ano.

Algumas plantas podem se sair bem no ambiente natural de inverno, sem nenhum ajuste adicional. Outros podem precisar implementar o que é conhecido como extensores de temporada para continuar cultivando plantas ao ar livre. Estes incluem capas para canteiros, molduras e itens que oferecem proteção às plantas contra a geada.

Determine quais plantas são nativas da sua zona e escolha as plantas de acordo com isso.

Se você usar extensores de temporada, como camas elevadas cobertas, monitore a temperatura do solo para garantir que a não esteja muito fria para as plantas.

Uma vantagem para a jardinagem de inverno é que você não precisará lidar com pragas como durante os meses de verão; no entanto, isso também depende da região.

Algumas opções de plantas que se adequam a jardins de inverno incluem gramíneas ornamentais, samambaias, ervas e legumes.

Flores e ervas para o jardim de inverno

O maior benefício do jardim de inverno é o acesso a ervas e vegetais saudáveis ​​e ricos em nutrientes durante todo o ano. O inverno também é um ótimo momento para testemunhar os primeiros sinais de flores, pois os bulbos produzem flores.

Com estufas internas, você pode estender a temporada de suas flores favoritas e desfrutar de frutas e legumes frescos durante todo o ano. Assim, considere cultivar tomates, espinafre, couve, cenoura, batata, salsa, alecrim e muito mais em seu jardim de inverno.

Você pode continuar a cultivar frutas durante o ano ao escolher árvores em miniatura ou anãs que possam crescer em containers. Você pode encontrar árvores anãs em todas as variedades de frutas, garantindo que você tenha muitas vitaminas durante os meses frios do inverno.

As ervas podem crescer durante os meses de inverno e aqueles que as cultivam do lado de fora devem se preparar para os métodos de colheita e secagem. As ervas estão cheias de minerais e micronutrientes maravilhosos e são amplamente utilizadas para fins medicinais.

A pessoa que tem uma estufa com vidro de segurança cheia de ervas durante os meses de inverno é sábia e muitas vezes tem o remédio para um número de doenças à sua disposição.