Construção e reforma são o sonho de muitas pessoas, afinal, elas pensam nesses detalhes para transformar um ambiente em seu lar.

Reformar é dar vida à alguma coisa que perdeu significado, assim, as paredes são pintadas de uma nova cor, o que estava quebrado começa a ser arrumado, e também até trocar algumas estruturas da casa são importantíssimas para todo o processo de transformação do ambiente.

Assim também é construir, pois muitas pessoas investem parte do seu dinheiro para transformar em algo bom e que seja de grande valia para ela, assim, construir é colocar em prática, é materializar um sonho, seja de uma pessoa ou então de uma família.

Mas, sempre quando se fala em construir e reformar vem em nossas mentes um processo demorado, difícil e que gastará muito dinheiro, e claro, isso acontecerá se você não tiver planejamento.

Se colocar em obra é antes de tudo planejar e lidar com todas as possíveis falhas que poderão ocorrer, porque se não houver planejamento adequado e sistêmico, o que seria um prazer acabará se tornando um pesadelo.

Por isso que nesse texto falaremos de algumas dicas de como construir, ou melhor, de algumas dicas de como se preparar para uma futura obra e alguns elementos construtivos que podem ser de grande valia para instalação e manutenção das estruturas.

Dicas para planejar sua construção ou reforma

Muitas das dificuldades que aparecem durante a execução de uma obra decorrem do fato de ter tido uma falha no planejamento. O planejamento envolve um conjunto de medidas que devem ser englobadas como:

  • Cronograma da obra;
  • Data de entrega de materiais dos fornecedores;
  • Planejamento meteorológico;
  • Uso de mão de obra e outros.

Com isso em mãos é possível fazer com que sua obra seja muito mais eficiente. Assim, podemos listar como dicas para sua construção e reforma as seguintes coisas:

Se preocupe com o planejamento

Parecerá redundante, porém, investir em planejamento é o ponto fundamental para o desenvolvimento de uma construção ou então de uma obra. Aqui são definidos cronogramas, a rotina da construção, as etapas e as possíveis falhas.

Isso ajudará na compra de materiais e contratação de equipes.

Pesquise e compare os materiais

É necessário saber quais os materiais novos disponíveis no mercado, assim sua obra será muito mais versátil e moderna. Se for, por exemplo, fazer uma sanca de gesso é de grande importância saber se há diferentes tipos de gesso, com secagem mais rápida, mais fácil de modelar e assim por diante.

Além disso é importante pesquisar preços, fazendo a cotação em diversos fornecedores e negociando preços, dessa forma, sua obra consegue sair muito mais em conta.

Organize o espaço da obra

Um ponto muito importante é fazer a armazenagem dos materiais e ferramentas no canteiro, além de proporcionar as condições mínimas de uso.

Em obras maiores, por exemplo, na qual haverá turnos noturnos, são necessários geradores de energia. Para isso existe o gerador de energia solar, que pode produzir energia durante o dia e gerar energia durante a noite para o canteiro.

Dessa maneira sua obra terá os tempos otimizados e será feita com materiais de qualidade, e também todo esse processo garante a segurança das instalações quando estiver pronta, não gerando dor de cabeça para quem solicitou a obra.

Além de todos esses passos, podemos falar de alguns insumos e materiais que estão sendo usados em obras recentemente.

Uso de materiais para construção

Um dos materiais que vem sendo usado em alguns tipos de construção é o policloreto de vinila, mais conhecido pelo nome comercial PVC. Ele é um velho conhecido das construções, porém, um dos produtos derivados dele vem chamando a atenção que é o forro de pvc liso.

O forro de pvc vem ganhando notoriedade dado a suas características e seu preço acessível, se comparado, por exemplo, aos forros de madeira.

São vendidos em lâminas e possuem diversas vantagens, na qual podemos listar: evita acúmulo de poeira e sujeira; limpeza fácil; ótima conservação.

Assim vimos que em uma obra é importante se atentar os detalhes, tanto aos materiais, ao planejamento e também aos equipamentos de segurança como o extintor de incêndio preço que ajudam na proteção em caso de foco de incêndio. Assim, uma boa obra requer planejamento, atenção e cuidado.