Decoração para apartamentos pequenos

Não há mistério no que diz respeito à decoração de apartamentos pequenos. Antes de se mudar para lugares de pequeno porte, é preciso que o morador tenha em mente que não poderá ter tantos móveis e bugigangas como em locais de maior extensão, mas que isso não significa, necessariamente, abrir mão de ter um ambiente com a sua cara e que seja funcional e estiloso.

É preciso ter em mente que o minimalismo é tudo e veio para ficar: desapegar é importante na hora de pensar na decoração de apartamentos pequenos. Fique somente com aquilo que usa ou tenha algum apelo emocional, e garanta um lugar bem do jeito que você sonhou.

Há algumas dicas muito conhecidas, mas sempre interessantes de serem ressaltadas, como utilizar móveis que tenham mais de uma função e que não deixem os objetos aparentes, abusar dos espelhos e pintar as paredes com cores claras, como o branco, por exemplo.

A seguir, confira mais algumas ideias interessantes para incrementar a decoração de apartamentos pequenos.

Cozinha modulada moderna

A cozinha modulada moderna é o tipo de cozinha ideal para ser instalada em apartamentos pequenos, uma vez que possui os seus móveis vendidos separadamente.

Dessa maneira, é possível escolher somente aquilo que é imprescindível de se ter em um determinado espaço, combinando os móveis de acordo com o que você precisa para viver de maneira confortável.

Na hora de escolher uma cozinha modulada pra a sua casa ou apartamento, é possível variar no tamanho das peças, nas suas cores, nos formatos e na matéria-prima, fazendo com que tudo seja mesclado da melhor maneira a se encaixar com o restante da sua decoração e com o estilo do seu lar de maneira geral.

Para isso, é importante ouvir a opinião de decoradores e designers de interiores que podem orientar qual a melhor maneira de adicionar ainda mais personalidade a esse ambiente.

Para que a cozinha modulada moderna que você deseja possa sair do papel, é importante pesquisar bastante sobre o que há de disponível nesse gênero no mercado e ter em mente exatamente o que você deseja – fique atento à qualidade do material e à mão de obra que irá instalá-lo.

Caso haja pedidos específicos, é possível ainda contratar um serviço de marcenaria para poder desenhar e executar o seu projeto da maneira que você sonhou desde sempre, do modo mais fiel possível.

Aplicação de poliuretano

A aplicação de poliuretano é encontrada em muitos produtos do dia a dia, já que o poliuretano é bastante barato e fácil de ser adquirido. Ele possui características como flexibilidade, leveza, resistência ao fogo e à oxidação.

O poliuretano é um polímero utilizado na maior parte das vezes para a confecção de vários utensílios plásticos, que forma um material sólido com textura muito similar à esponja ou espuma – deve seguir à risca as recomendações da Associação Brasileira da Indústria Química.

Esse tipo de material é bastante encontrado em colchões e similares, sendo um material extremamente confortável. A aplicação de poliuretano também é feita em materiais como:

  • Colchões;
  • Almofadas;
  • Esponjas;
  • Lycra;
  • Capas para instrumentos e eletrônicos.

Divisorias

As divisorias são uma ótima opção para criar mais de um ambiente em um cômodo só, de maneira sutil e elegante, oferecendo mais funcionalidade e otimização de espaço para o seu cantinho.

A placa de gesso é um modo prático e barato de se erguer uma divisória, além de se tratar de uma opção moderna e que oferece mão de obra barata.

Também possui a vantagem de ser removida facilmente caso seja da vontade do proprietário, sem que seja comprometida a estrutura da casa ou do apartamento como um todo, ou sejam necessárias grandes intervenções para tal.

Forro de madeira

Para que haja um bom isolamento térmico no seu cômodo, é recomendado optar pelo forro de madeira. Esse tipo de revestimento consegue entregar um ar rústico e aconchegante ao seu apartamento e casa, além de ser bastante resistente e possuir uma vida útil bastante longa.

É recomendado optar pela madeira proveniente de áreas de reflorestamento, para estar contribuindo para o não desmatamento das espécies nativas brasileiras.

Na hora de ir em busca do melhor forro de madeira, escolha empresas que possuem certificado ambiental e que não apenas vendam como também realizem a instalação do forro de madeira.

Com essas dicas, você terá um apartamento que é a sua cara e que proporcionará conforto e bem-estar a você, outros moradores da residência, amigos e qualquer outra pessoa que te faça uma visita.