Cuidados necessários ao realizar a manutenção de seu telhado

O setor da construção civil conta diariamente com uma série de recursos que tornam os resultados obtidos nos canteiros de obras muito mais seguros e de qualidade.

Além disso, os próprios procedimentos construtivos devem ser conduzidos de modo adequado e sempre sob a regularização vigente, garantindo medidas de proteção à integridade física dos trabalhadores.

Mas quais são as normas existentes nesse segmento? E como garantir a segurança das pessoas ao mesmo tempo em que a precisão nas atividades cotidianas é assegurada também? Existem empresas que prestam serviços especializados nesse sentido?

Para conhecer as respostas para essas e outras dúvidas muito comuns quando falamos da construção de telhado e terraços em geral, continue acompanhando o artigo a seguir.

Além disso, entenda também os benefícios fornecidos ao se contar com trabalhos especializados e ao se obedecer as normas vigentes do setor.

Prestação de serviços especializados para telhado

As demandas existentes no canteiro de obras do início da viabilização do projeto até a entrega dos resultados finais são muitas e passam por diversos departamento internos, de modo a garantir o aproveitamento de recursos, a otimização das operações e, claro, a segurança de todos os trabalhadores envolvidos.

Desse modo, contar com uma Empresa de prestação de serviços construção civil é a melhor forma de garantir todos os quesitos necessários para que seja possível alcançar o máximo desempenho em qualidade sem deixar de lado a proteção e a rentabilidade.

Afinal, os profissionais de gestão e fiscalização no canteiro de obras poderão fornecer vantagens diversas, entre elas:

  • Otimização segura das atividades internas;
  • Redução de custos e de mão de obra;
  • Garantia de instalações adequadas;
  • Aproveitamento do material de construção.

Itens que geram segurança: obedecendo às normas para telhado

Um dos itens que deve ser levado muito a sério quando falamos do cotidiano construtivo é a segurança, que diz respeito diretamente à preservação da integridade física dos trabalhadores.

Isso porque o canteiro de obras pode oferecer uma série de perigos que colocam a vida das pessoas em risco, como no caso de operações em altura.

Dessa forma, a utilização dos chamados EPIS, que são os Equipamentos de Proteção Individual, são obrigatórios em diversos casos.

Nesse grupo, podemos incluir as luvas, os óculos, os protetores auriculares e os cintos de segurança, que são empregados principalmente em trabalhos que demandam o acesso a locais mais difíceis.

Nesse contexto, a NR 35 é uma das normas regulamentadoras mais importantes no setor, pois está relacionada com a obrigatoriedade de aplicação de itens que garantem a sustentação do trabalhador ao acessar pontos em altura.

Seu cumprimento, além de evitar problemas judiciais e acidentes irreversíveis, também assegura a condução mais precisa das atividades sem que o trabalhadores se sintam em perigo.

Instalação de linhas de vida, portanto, inclui a utilização de cabos de aço flexíveis e, ao mesmo tempo, resistentes, capazes de manter o colaborador seguro e impedir que ele sofra uma queda, mesmo em caso de problemas no local onde a atividade está sendo realizada.

Vale lembrar que a negligência com esse aspecto pode gerar uma série de problemas. Em primeiro lugar, um acidente de trabalho pode encerrar a vida do colaboradores e causar uma perda humana que não tem como ser mensurada em nenhum nível.

Além disso, se a obra não estiver cumprindo adequadamente com todas as normas que são vigentes no setor da construção civil, o projeto pode sofrer processos judiciais graves e ser embargado por tempo indefinido.

Terraços: garantindo a impermeabilização do telhado

Na construção de prédios e edifícios é importante levar em conta algumas questões estruturais importantes para a entrega de uma edificação completa, resolutiva e segura em todos os aspectos.

Assim sendo, a Impermeabilização de terraços é fundamental e deve ser feita de forma altamente especializada, pois a negligência com esse tipo de procedimento pode gerar transtornos estruturais prolongados e com elevado potencial destrutivo.

A dica principal é realizar um projeto de impermeabilização logo no começo das primeiras etapas construtivas, levando em conta os dados de declive necessários para que a água, ao se acumular no local por conta das chuvas, possa ser devidamente conduzida aos sistemas de calhas e ralos, sendo eficientemente evacuada e evitando umidade, vazamentos e outros problemas graves.

O mais importante é sempre contar com profissionais qualificados e com técnicas que sejam comprovadamente eficazes.

Além disso, ao buscar a melhor relação custo-benefício, é importante ficar de olho na qualidade, conferindo instalações otimizadas e procedimentos seguros.