Veja como é feito o gerenciamento de obras

As atividades executadas diariamente dentro da construção civil são necessárias para que seja possível contarmos com edificações seguras, completas e duradouras. Isso deve ocorrer de forma a fornecer o conforto e a proteção necessários para o uso dos espaços construídos.

Por isso, o setor deve contar com uma série de aplicações voltadas para a normatização do trabalho em busca de gerar um controle de qualidade mais preciso e resolutivo.

Dessa forma, o Planejamento e gestão de obras é fundamental para garantir resultados de sucesso e que não coloquem em risco o patrimônio e muito menos a vida das pessoas.

No artigo que você acompanha a seguir, saiba mais sobre as obrigações relacionadas com a gestão dentro do setor e conheça também alguns recursos e documentos que devem ser obtidos para garantir processos construtivos eficazes e seguros.

Gestão de obras

Não é por acaso que a gestão de obras é tão essencial. Afinal, imagine morar ou trabalhar em uma edificação que não oferece a garantia total de segurança?

Isso é absolutamente inaceitável no setor da construção civil, de modo que é necessário realizar a aplicação de uma série de medidas e técnicas durante o levantamento da edificação, de sua base à sua conclusão. Isso com o objetivo de gerar resultados confiáveis e promissores.

Por este motivo, é interessante contar com um Gerenciamento de obras de construção civilEsse é um tipo de serviço que se apresenta de forma contínua e dinâmica dentro do canteiro, efetivando os projetos arquitetônicos de acordo com as demandas da engenharia e com as obrigações legais com relação à segurança em todos os procedimentos realizados.

Além disso, esse tipo de gestão tem como finalidade garantir a entrega da obra dentro do prazo estipulado, sem falar no controle financeiro, que também tem um impacto direto na promoção de resultados mais satisfatórios e pontuais.

Para a sua execução, porém, é indispensável contar com profissionais da engenharia devidamente habilitados e capacitados para a tarefa de administrar o canteiro de obras.

Ao levar em conta a administração dos recursos, do tempo, da capacitação da equipe, entre outros fatores determinantes, é possível obter um cronograma preciso da obra e prever gastos, por exemplo.

Tudo que é planejado tem mais chances de dar certo. Desse modo, por meio da percepção de problemas e questões diversas,  o profissional responsável poderá apresentar soluções precisas e assertivas para cada caso.

Uma Gerenciadora de obras, portanto, tem o compromisso de realizar serviços como:

  • Contratação e treinamento de mão de obra;
  • Compra de materiais;
  • Coordenação das etapas produtivas;
  • Controle do orçamento;
  • Elaboração do cronograma.

Tudo isso sem falar que os profissionais que executam esse tipo de gestão, sejam particulares ou vinculados a empresas do segmento, devem estar preparados para delegar funções e responsabilidades de forma coerente e dinâmica.

Além disso, a supervisão do cumprimento de tarefas também é uma demanda importante nesse segmento.

Laudos necessários

Alguns documentos e procedimentos de avaliação são mais do que indispensáveis quando estamos falando da garantia de segurança e qualidade dentro do canteiro de obras. Independente do tipo de construção a ser feita ou de projeto a ser seguido.

Dessa forma, o chamado Laudo de estanqueidade é um dos mais notáveis, por conta de verificar com confiabilidade se existe o vazamento de gases ou fluidos variados em tubulações e recipientes em geral.

Com esse tipo de certificação, é possível ter a certeza de que o produto avaliado está pronto para uso e não apresenta furos, rasgos ou trincos que podem comprometer toda a obra.

Já o Laudo de instalações elétricas, também conhecido como laudo elétrico, verifica a qualidade e a conservação dos componentes relacionados com a distribuição de eletricidade no canteiro e mesmo depois da entrega da obra. Isso porque todas as edificações devem contar com instalações seguras e eficazes.

Por meio de avaliações, vistorias, análises e do levantamento preciso de dados, portanto, é possível apontar a qualidade geral dos procedimentos construtivos no canteiro e assegurar resultados de sucesso.

Os laudos que são exigidos no setor, portanto, são maneiras de controlar os resultados obtidos de modo a garantir a segurança de todos e da própria estrutura.

Vale lembrar, portanto, que as Empresas de gerenciamento de projetos e obras devem oferecer assistência especializada e garantir a eficiência de seu serviço prestado. Isso é fundamental para que seja possível contar com todos os benefícios de uma boa gestão de obras.