Parte importante de uma obra, principalmente se for de grande porte, é retirar entulho, uma vez que o material que sobra da construção não pode ficar no espaço em questão, já que atrapalha o seguimento do trabalho ocupando um espaço desnecessário.

Dependendo do tipo de material, também pode oferecer riscos e deve ser descartado o mais rápido possível. Conheça algumas alternativas para liberar espaço no canteiro de obras com a remoção do lixo!

Caçambas

O entulho produzido em uma obra é encaixado em duas categorias:reciclável e não reciclável. Além dessa classificação principal é importante ressaltar que alguns dos produtos não recicláveis oferecem riscos ao meio ambiente e às pessoas, demandando atenção diferenciada na hora da coleta e destinação do resíduo.

Os diferentes tipos de materiais de uma obra também são encaixados em categorias próprias, que detalham seu destino.

É muito importante que os dejetos sejam separados de acordo com a sua classificação correta, para que o serviço de coleta seja feito de forma mais rápida e eficiente.

preço de aluguel de caçamba para entulho varia de acordo com a empresa e com o tempo que o equipamento ficará disponível no local para coleta. O procedimento de aluguel consiste nas seguintes etapas:

  • Solicitação do equipamento;

  • Entrega da caçamba;

  • Abastecimento da caçamba no local da obra;

  • Remoção do equipamento;

  • Destinação correta do entulho.

Armazenamento

A separação prévia do entulho que será removido pela empresa locadora de caçambas é muito importante para facilitar trabalho de coleta, já que cada material pertence a uma categoria e tem uma destinação diferente. Para fazer essa separação um instrumento muito utilizado são os sacos do tipo big bag.

Esses sacos são muito utilizados para armazenar diferentes tipos de produtos que podem ser artefatos químicos, lixo tóxico e resíduos variados, como os da construção civil.

Eles possuem alta resistência, bom custo benefício e fácil manuseio. Os sacos são produzidos em polipropileno e polietileno, materiais que conferem muita proteção ao produto.

Os sacos podem ser encomendados sob medida de modo a atenderem à necessidade do usuário da melhor maneira. O dispositivo tem alças que auxiliam o trabalho de preencher o saco com os resíduos.

Os sacos Big bag usados para a finalidade de armazenamento de entulho otimizam o espaço da construção, já que seu material é resistente para que sejam empilhados sem sofrerem rasgos, enquanto aguardam as caçambas para serem removidos definitivamente do local da obra.

Elevadores

Outro equipamento muito útil não apenas no canteiro de obras no geral, mas também no descarte de entulho é o elevador de carga. Ele faz o transporte de materiais sempre de forma isolada, sem a necessidade de presença de uma pessoa.

Esses elevadores tem a capacidade de sustentar algumas toneladas.  Caso seja necessário montar um equipamento desse tipo na obra é preciso que ele seja adequadamente projetado por engenheiros responsáveis a fim de evitar qualquer tipo de acidente.

Itens como o peso que o equipamento será capaz de suportar, a melhor estrutura e a quantidade de paradas que o equipamento terá disponível devem ser previstas antes de sua construção.

elevador monta carga preço acaba valendo o investimento inicial porque é um equipamento muito útil, pois faz o transporte de carga em sentido vertical, facilitando o transporte de materiais entre os pavimentos. É importante salientar que esse tipo de elevador é adequado para o transporte de cargas e não de pessoas.

Classificação de materiais

Uma vez conhecidos os equipamentos que auxiliam no armazenamento e transporte de entulhos, entender a classificação dos resíduos da construção civil também se faz necessário. Essa separação é feita a partir do tipo de material e de acordo com ela são definidos os locais de descarte.

Os resíduos da chama classe A são os que podem ser reaproveitados na própria construção. É o caso do concreto, cerâmica, tijolos e lajes. Se eles não forem reaproveitados na obra, devem ser enviados para locais de reciclagem.

Na chamada classe B está o entulho que que podem ser reciclado por cooperativas de reciclagem. Vidro, madeira, alumínio, ferro, papelão, papel e plástico estão nessa classificação.

Na classe C estão os materiais cuja recuperação não é possível. Eles devem ser totalmente descartados. Esse entulho é encaminhado para aterros sanitários.

Na classe D estão aqueles materiais que oferecem risco de contaminação do solo e da água. Telhas de amianto, tintas e outros produtos tóxicos pertencem a esse grupo. Esses dejetos também são levados para os aterros sanitários.

São diversos os equipamentos disponíveis para o descarte adequado do entulho, sendo o mais efetivo o aluguel de caçambas.

Dentro do canteiro é possível fazer a organização prévia e o transporte deste material de forma a tornar o descarte mais ágil.