Conheça os produtos e laudos importantes para a segurança de um local

A segurança é, certamente, a principal demanda quando estamos falando da elaboração de um espaço, seja residencial, comercial ou empresarial. Isso porque é necessário conferir todas as características que garantem a proteção contra acidentes diversos, desde o surgimento de chamas até quedas que podem ser fatais.

Nesse contexto, existe uma série de materiais, itens e serviços que podem ser empregados no local para auxiliar diretamente na promoção de mais segurança, como é o caso da Renovação avcb, um laudo que nem todo mundo conhece, mas que é de extrema relevância para esse aspecto.

No artigo que você confere a seguir, acesse dicas imperdíveis sobre o tema e saiba mais detalhes sobre as alternativas e obrigações de quem busca soluções práticas, eficientes e duradouras. Confira!

AVCB

Muitas pessoas já ouviram falar nessa sigla, a tal da AVCB, mas sequer sabem o que ela significa e qual a importância desse tipo de avaliação para garantir um espaço seguro contra o surgimento de chamas que podem ocasionar em incêndios de enormes proporções.

Além de evitar prejuízo patrimoniais, portanto, a vistoria avcb bombeiros também preserva a vida e impede perdas que vão muito além do patrimônio.

Em primeiro lugar, portanto, vamos explicar o que essa sigla significa: Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Mais simples do que você imaginou, não é mesmo? Isso porque o laudo avcb, como é chamado, consiste na visita de uma equipe da brigada de incêndio ao local a ser avaliado.

Essa visita deve ser agendada previamente e demanda a elaboração de alguns documentos importantes, de forma que é possível contar com uma empresa de assessoria para a sua realização mais otimizada.

Além de determinar a Renovação de avcb todos os anos, a legislação vigente prescreve a sua aplicação em:

  • Construções e reformas;
  • Mudanças da ocupação ou do uso;
  • Ampliações na área construída;
  • Regularização de edificações e áreas de risco;
  • Construções provisórias.

Projeto de combate a incêndios

O avcb tem como principal objetivo evitar que o ambiente ofereça condições propícias para a formação de chamas. Além disso, busca verificar se há os recursos obrigatórios para a execução de planos de evacuação em caso de incêndio, como a instalação das placas de sinalização e de fontes alternativas de iluminação.

Para ir ainda mais além e garantir o máximo desempenho em proteção contra as chamas, que podem ser devastadoras em diversos aspectos e causar transtornos irreversíveis, a elaboração de um projeto de incendio é essencial e deve ser feita levando em conta todas as características de cada local, seja ele de trabalho ou em uma residência.

No geral, esse tipo de projeto é voltado para a avaliação de instalações de gás combustível, extintores, iluminação de emergência e rotas de evacuação. Além disso ele deve levar outros aspectos em conta, sendo alguns deles:

  • Proteção contra descargas atmosféricas;
  • Sistemas de detecção de chamas;
  • Sinalizações de abandono;
  • Escadas pressurizadas.

Proteção contra quedas

Em edifícios, por exemplo, ou mesmo em espaços residenciais que possuem mais de um pavimento, as janelas e sacadas devem ser devidamente protegidas para evitar quedas e acidentes.

Desse modo, é importante contar com materiais indicados para garantir mais proteção e segurança nesse tipo de local.

Uma das opções mais procuradas atualmente é o envidraçamento da sacada, ideal para garantir benefícios como a elevada sofisticação sem deixar de lado a funcionalidade e, claro, o desempenho de contenção.

O vidro a ser empregado deve ser temperado, pois um nível elevado de resistência a impactos mecânicos e pressão.

Já para proteger janelas e evitar a entrada de animais voadores, a telas de proteção é ideal, podendo também ser de extrema ajuda na hora de oferecer mais segurança para pessoas em idades mais avançadas, crianças e animais de estimação.

As redes de proteção podem ser instaladas em:

  • Janelas;
  • Parapeitos;
  • Sacadas;
  • Mezaninos;
  • Escadas;
  • Varandas.

O Tela de proteção preço m2 pode variar de acordo com o tipo de material utilizado e a quantidade necessária, de modo que é importante procurar sempre pela melhor relação custo-benefício sem deixar de lado a qualidade do material e a reputação da fornecedora no mercado.

Além disso, todos os procedimentos relacionados com a promoção e a otimização da segurança, seja contra chamas ou quedas, devem ser conduzidos por equipes e profissionais devidamente habilitados para essa função.