Conheça modelos diferentes de portas

As portas desempenham importantes funções dentro de um ambiente, apresentando, sobretudo, um papel estético e de proteção.

O material da porta não interfere na sua nomenclatura, sendo que, praticamente todas podem ser de vários materiais diferentes, como vidro, madeira, PVC, alumínio, venezianas.

A fachada e a porta de entrada de um empreendimento, seja ele comercial ou residencial, traduz para o visitante o conceito arquitetônico do edifício.

Portas de correr, como sugerem o nome, são as que correm lateralmente. Pode ter uma, duas ou mais peças que se movimentam, sendo cada uma delas chamada de “folha”.

Uma porta de correr com duas folhas, normalmente, tem cada folha correndo para um lado diferente ou então, com as duas podendo correr para qualquer lado.

Mais importante: uma porta serve, principalmente, para segurança e resguardo da residência.

É ela que protege das intempéries, dos barulhos e da sujeira do lado de fora. Além disso, permite que se tenha privacidade e é um símbolo de divisão e integração, entre diferentes cômodos da casa.

Principais modelos de portas existentes no mercado

  • Porta de abrir: tipo mais tradicional de porta, composta por uma única folha. Essas portas, podem se distinguir de acordo com a abertura, que pode ser para a direita ou para a esquerda;
  • Porta de correr ou porta de vidro de correr: são excelentes para otimização de espaço ou para dividir dois ambientes, e são abertas lateralmente. Os trilhos podem ser aparentes ou não;
  • Porta pivotante: apresenta um conjunto de ferragens diferente, quando comparado à porta de abrir pois, ao invés de dobradiças convencionais, são utilizados pivôs, que permitem a rotação da porta em torno de seu eixo de fixação vertical. No entanto, deixam a desejar no quesito isolamento acústico e térmico;
  • Porta sanfonada: apresenta várias folhas que são retidas no canto da porta, uma vez que, a abertura se dá para o lado em formato de sanfona. Ideal para ambientes com espaço reduzido;
  • Porta camarão: muito similar à porta sanfonada mas, apresenta apenas duas folhas, que ficam uma sobre a outra quando aberta. Ideal para ambientes com espaços reduzidos. O puxador desta porta, costuma se localizar no centro entre as duas folhas;
  • Porta vai-e-vem: muita utilizada em cozinhas industriais e banheiros de estabelecimentos comerciais;
  • Porta automatizada: são as mais comuns no mercado brasileiro, encontradas em edifícios comerciais, hotéis, edifícios públicos, escritórios, entre outras aplicações;
  • Porta giratória: solução que garante o total isolamento do ambiente interno do externo, proporcionam conforto e economia da energia do ar condicionado no ambiente. Podem ser manuais, semi-automáticas ou totalmente automáticas.

Saiba qual é o modelo de porta ideal para você

A porta de vidro automática, destacam-se pela automatização do acesso com um toque de requinte no design, valorizando os estabelecimentos com essa tecnologia de ponta muito inovadora.

Com sua praticidade, beleza, também com luminosidade que o vidro proporciona, confeccionadas em lâminas de aço galvanizado (diversos modelos e espessuras), por empresas de galvanoplastia em SP que, associadas aos demais elementos, caracterizam as portas com excelente resistência, durabilidade e funcionalidade.

Hoje, as portas de aço automáticas são a preferência dos profissionais da área da arquitetura e decoração, sendo utilizadas para fechamentos de indústrias, comércios e residências, por oferecer praticidade, modernidade e conforto aos usuários.

As portas de aço automáticas, são instaladas em diversos ambientes devido a segurança e comodidade que proporcionam. Além disso, são de alta resistência e durabilidade.

Por isso, são buscadas cada vez mais por comerciantes e moradores, que desejam obter mais segurança e proteção para determinado ambiente, devido às características apresentadas pelas portas de aço automáticas, que são seguras e resistentes.

Para seu funcionamento, as portas automáticas são utilizadas com auxílio de um controle remoto. Além de assegurar conforto e segurança aos usuários pois, passam por galvanização a fogo, os sistemas automatizados valorizam as fachadas e solucionam projetos modernos e arrojados.

Já a porta de vidro de correr, é amplamente utilizada em salas, varandas, boxes de banheiro e em escritórios, sendo uma ótima opção para quem deseja modernidade.

Proporcionando praticidade para serem limpas, e sendo adquiridas sob medida, as portas de vidro de correr, também oferecem a vantagem da neutralidade.

Que permite combinar com diversos tipos de elementos de decoração e cores, a porta de vidro de correr preço varia de acordo com o tamanho, tipo de vidro e modelo da porta.