Conheça as formas de refrigeração de um estoque

A refrigeração adequada do estoque pode ser um dos maiores desafios de um estabelecimento, pois a qualidade dos produtos que serão comercializados que estão em questão. Sendo assim, é preciso investir em um projeto de refrigeração eficiente e que responda a demanda necessária do lugar.

Dependendo do produto comercializado que será decidido se é necessário um projeto mais potente ou não. vale frisar que, investir de forma errada pode custar uma boa parte do orçamento, por isso é necessário um estudo minucioso sobre a demanda atual e a possível demanda futura para realizar um projeto que atenda as necessidades do seu negócio.

Acompanhe este artigo e descubra as principais formas de realizar uma refrigeração de forma correta.

O principal: ar condicionado

Certamente, para garantir uma refrigeração adequada, você irá precisar de um projeto que inclua o uso de ar condicionado. Dentre os modelos deste produto presentes na indústria é possível contar com algum que entregue de forma adequada a necessidade do seu estoque.

Entre os modelos do produto é possível encontrar:

  • Ar condicionado de janela;

  • Ar condicionado portátil;

  • Ar condicionado industrial;

  • Ar condicionado inverter.

O ar condicionado split é um modelo que, geralmente, atende a maior parte dos comércios. É muito usual no ambiente industrial pela sua versatilidade de ambientes, sendo perfeitamente recomendado para áreas pequenas e áreas grandes, se adequando a praticamente qualquer ambiente comercial.

Vale lembrar que a potência sempre vai influenciar e é necessário identificar a potência correta para o seu estoque. Dentre os tipos do modelo split é possível achar algum que atenda a características específicas, tendo desde os que são instalados no canto da parede quanto alguns que possuem mais saídas de ar.

A instalação de ar condicionado é sempre mais viável quando feita por alguma empresa especializada, isso porque o projeto deve ser minuciosamente planejado e executado corretamente.

Com a evolução dos mercados e com o crescimento cada dia maior da procura por ar condicionado, é muito fácil achar empresas de ar condicionado sp que realizam essa instalação de forma adequada.

Como fazer a distribuição do ar?

Mesmo com o projeto sendo executado por uma empresa especializada é preciso pensar na distribuição adequada do ar, para que seja direcionado igualmente no estoque ou, em casos específicos, que seja direcionado somente para a parte do estoque no qual ficam produtos que necessitem de maior refrigeração.

Para realizar essa distribuição é necessário usar o difusor de ar, um equipamento que normalmente é instalado na parede com o intuito de ser uma saída de ar.

Na instalação desse equipamento é preciso pensar estrategicamente, optando por locais que aumentem a sua produtividade e auxiliem também na redução do gasto com energia elétrica.

O modelo mais utilizado é o difusor linear, isso porque a linearidade desse equipamento entrega tal distribuição de forma excelente, principalmente por serem reguláveis, o que torna esse material altamente dinâmico.

Assim, o mais importante no projeto de refrigeração é pensar na distribuição do ar, em que é preciso que além de existir a saída, que ela esteja corretamente direcionada,

A manutenção do ar

Depois da instalação é preciso manter uma manutenção adequada do ar condicionado para se ter um equipamento durável e com suas propriedades intactas. A limpeza dos filtros deve ser feita periodicamente que pode ser consultada no manual, mas normalmente varia entre 20 a 25 dias, tal período deve ser seguido a risca.

A organização do estoque também conta

Além de possuir equipamentos eficazes para a refrigeração do ambiente, é necessário manter a organização do estoque. O mais comum é o uso da paleteira como equipamento auxiliar para a movimentação dos produtos dentro do estoque, um equipamento que entrega tanto os benefícios de carregar materiais pesados quanto de empilhá-los de forma segura.

Na hora de distribuir os produtos dentro do estoque é preciso pensar na posição das saídas de ar e, pensando logicamente, distribuir os produtos com maior necessidade de refrigeração próximos dessas saídas, mantendo a organização e também garantindo a preservação desses produtos.

Uma opção viável para manter essa organização é optar pelo aluguel de empilhadeira. Pensando no estoque de forma correta, é possível achar algum modelo que atenda de forma eficaz a necessidade do ambiente, que às vezes pode ser pequeno, ter produtos muito pesados ou até produtos delicados.

A locação deste equipamento permite a escolha do modelo que responda de forma mais adequada a necessidade do lugar.