Conheça as ferramentas mais usadas na construção

A construção civil é um dos setores que mais lança mão de maquinários diversos para que seja possível realizar uma série de aplicações importantes que fazem parte do cotidiano dos canteiros de obras.

Por isso, é absolutamente necessário conhecer os equipamentos empregados e entender como eles contribuem para mais segurança e otimização

Nesse contexto, podemos abordar desde soluções oferecidas pelo segmento para procedimentos construtivos de alvenaria quanto para aqueles que fazem uso de componentes industriais, como os itens metálicos e pré-moldados.

No artigo que você acompanha em seguida, saiba mais sobre algumas ferramentas indispensáveis no setor e entenda quais são as suas maiores vantagens.

Além disso, confira também detalhes que podem fazer toda a diferença na obtenção de resultados satisfatórios e de qualidade, sempre conforme as demandas de cada projeto.

Broca metal

Um dos itens mais empregados na construção civil é a chamada Broca metal duro, que tem como finalidade perfurar estruturas diversas e também superfícies compostas ou revestidas por metais mais robustos.

Possuindo um objetivo tão específico, é importante consultar a qualidade da ferramenta e garantir sua aplicação adequada.

Produzida em aço especial que conta ainda com afiação e um tratamento térmico, essa broca é capaz de perfurar tanto os metais ferrosos quando os não ferrosos.

Esses metais duros aos quais sua aplicação se refere, são carbonetos metálicos de tungstênio, por exemplo, que é tido como um aglomerante de cobalto produzido em metalurgia de pó.

Entre as principais vantagens de sua aplicação, podemos destacar:

  • Mantém o corte da ferramenta;
  • Maior durabilidade;
  • Uso contínuo sem queda na eficiência;
  • Aumento da produção.

Guias feitas de concreto

Já a Guia de concreto é essencial quando estamos falando da delimitação do pavimento entre os canteiros centrais ou as calçadas laterais, de modo que é possível otimizar a condução de fluidos, especialmente a água, para os pontos corretos de coleta.

Com isso, os pedestres que caminham pelas vias públicas ficam protegidos em caso de obra.

Esse tipo de guia pode ser utilizada de diversas formas, portanto, sendo uma das mais conhecidas como um limitador físico de:

  • Rodovias;
  • Estacionamentos;
  • Garagens;
  • Ciclovias.

É possível, ainda, contar com guias que são moldadas no local da aplicação, ou seja, no próprio canteiro de obras, ou mesmo aqueles modelos pré-moldados, que conferem praticidade acima da média e ajudam na economia de recursos e de tempo na construção de um projeto, seja ele residencial, empresarial ou de outra natureza.

Fresa

Quando estamos falando da usinagem, que é de extrema importância para o setor da construção civil por ser uma área de produção de itens que fazem parte das aplicações cotidianas no canteiro de obras, a Fresa de topo não pode ser esquecida.

Composta por uma série de gumes que são devidamente distribuídos ao redor de um eixo principal, ela é utilizada no corte e na moldagem de peças, de modo a deixá-las nas dimensões e nos formatos necessários.

Entre as principais vantagens de seu uso, podemos destacar o fato de ser um equipamento de alta precisão. Isso porque, além do dinamismo de seu desempenho, sua movimentação pode ser feita em diferentes direções, agilizando os processos na hora de cortar e moldar os componentes.

Bloco ou paver?

Uma das maiores dúvidas dentro do setor da construção civil é com relação ao uso do Paver de concreto, que pode ser muito mais vantajoso do que o uso dos blocos de alvenaria tradicionais em alguns casos.

No entanto, sempre que estamos abordando esse tipo de questionamento, o mais importante é levar em conta as demandas de cada projeto, pois isso faz toda a diferença na escolha do material mais correto e satisfatório.

Os pavers são peças pré-fabricadas de concreto, de modo que oferecem praticidade e vantagens como sua capacidade de ser ajustado conforme as necessidades de cada projeto. Além, disso, confere alta resistência e elevado conforto de rolamento.

Já o Bloco de Concreto Estrutural é uma opção mais convencional e que também garante uma série de vantagens, de modo que, como mencionado, vale a pena consultar uma opinião técnica e especializada sobre qual o tipo de composição mais indicado para soluções mais resolutivas nesse sentido.

Seja qual for a ferramenta empregada ou o material escolhido, para a Recuperação de piso de concreto ou mesmo para o levantamento de paredes, é importante também lembrar que a escolha deve passar por uma avaliação da relação custo-benefício oferecida por cada fornecedor, garantindo resultados de sucesso sem comprometer os gastos previstos.