Confira alguns laudos importantes antes de uma obra

Antes da execução, qualquer obra requer planejamento. Além das etapas do projeto, pensar em aspectos ambientais como a elaboração do plano de recuperação das áreas degradadas é um aspecto importante.

Aliás, de acordo com a legislação ambiental brasileira, existem laudos e documentos que são indispensáveis para que os alvarás e licenças ambientais sejam liberados.

Todos esses laudos dependem muito da atividade de exploração ambiental empresarial e do contexto ambiental no qual a obra está inserida. Independentemente dessas condições, contarem com o apoio de consultorias ou de opções como uma empresa ambiental, fazem toda a diferença para um bom resultado.

Se você pretende fazer uma construção ou uma reforma, continue lendo e confira alguns laudos ambientais importantes.

Plano de recuperação de áreas degradadas

Como o próprio nome sugere, o plano de recuperação de áreas degradadas é um laudo que diz respeito aos lugares que sofrem com impacto ambiental.

Esse laudo é exigido por órgãos ambientais e é um requisito para o licenciamento ambiental. Na prática, esse plano tem como funcionalidades:

  • Deixar o solo mais apto para obras;

  • Identificar as áreas degradadas;

  • Mapear medidas corretivas;

  • Reconstruir áreas devastadas.

Levantamento planialtimétrico topografia

Para o sucesso de qualquer obra, é importante que os profissionais que fazem a execução dos serviços conheçam as características do terreno da obra. Por isso, o levantamento planialtimétrico topografia é uma ferramenta importante para a identificação das características do solo.

Este documento é composto por medidas de ângulos, características relacionadas ao solo, aos declínios do solo e outras características.

Para a emissão deste laudo é fundamental contar com o apoio de empresas especializadas como uma consultoria ambiental. Isto é importante pois a topografia é uma área que exige instrumentos e conhecimentos específicos.

Essas técnicas ajudam na coleta de informações sobre o tipo de solo, estrutura ambiental e impacto de riscos. Esse conjunto de técnicas depende de instrumentos específicos que, na prática, são muito importantes para analisar fatores como:

  • Tipo de solo;

  • Dimensões do solo;

  • Características geológicas;

  • Dados topográficos.

Com todas essas demandas, é essencial que a construtora conte com o apoio de uma consultoria ambiental especializada. As consultorias não só orientam, como também elaboram esse tipo de documento.

Licenciamento ambiental

Dentro da área ambiental, há laudos específicos e documentos básicos para qualquer empresa que pratica alguma atividade de exploração.

O licenciamento ambiental, por exemplo, é uma exigência da legislação ambiental brasileira. Na prática, esse instrumento faz parte da Política Nacional de Meio Ambiente e é obrigatório para qualquer empresa que interfere de alguma forma nos recursos naturais.

Sem o licenciamento, uma empresa fica ilegal e passível de multa perante à lei. Para que o licenciamento ambiental seja feito de forma adequada, existem alguns fatores que devem ser respeitados na elaboração. São eles:

  • Avaliação de riscos e possíveis impactos ambientais;

  • Análise de planos de conservação;

  • Verificação do cenário ambiental de forma integrada;

  • Planos de recuperação ambiental.

Segundo a resolução nº 237/1997, do Conselho Nacional de Meio Ambiente, esse laudo deve ser elaborado de acordo com a atividade de exploração.

Entre as várias indicações, algumas se destacam como empresas especializadas no setor de extração e tratamento de minerais, atividades agropecuárias, metalúrgicas e outras semelhantes.

Quem elabora os laudos ambientais?

Como cada laudo tem suas próprias particularidades, é essencial contar com apoio especializado para elaboração de documentos. Uma consultoria ou uma empresa ambiental Campinas, por exemplo, podem ser soluções ideais.

Na prática, essas empresas contam com profissionais especializados na área ambiental. Isso faz toda a diferença na elaboração dos documentos pois garantem maior credibilidade e precisão na coleta e no uso de informações.

Técnicos ambientais, profissionais de topografia e profissionais da área de engenharia ambiental são exemplos de quem é capacitado para elaborar esses laudos.

Quanto mais especializado o profissional, melhor o tipo de coleta de informações e a consequência é um bom planejamento de obra. Isto acontece porque, quando as informações são precisas, o direcionamento da obra é mais claro.

Ou seja, tanto as consultorias como a opção de empresas particulares são muito válidas para fazer esse tipo de serviço. No entanto, antes de contratar uma prestação de serviço para elaboração de laudos ambientais é importante verificar a credibilidade da empresa e o tipo de abordagem.

Isso garante maior sucesso em laudos como o licenciamento ambiental ou opções mais complexas.