Como tornar sua varanda ou sacada incrível

Atualmente, um dos serviços mais comuns diz respeito justamente à melhoria de áreas externas, como varandas e sacadas.

É o caso das empresas voltadas para piscinas, ofurôs e spas, típicas de casa de campo e de descanso, soluções que têm sido cada vez mais procuradas devido ao estresse da vida nas metrópoles.

A demanda por produtos e serviços da área de construção civil de um país nunca cessa. Quando a economia vai bem, o que se tem são pessoas buscando realizar o sonho da casa própria, ou melhorias nas residências já compradas.

Quando a economia não vai tão bem, o que crescem são os serviços prestados, sobretudo os que se voltam para reformas e ampliações de espaços.

Nesse segmento, conforme ficará mais claro adiante, é muito comum ouvir falar nos serviços de:

  • Instalação/manutenção de piscinas;
  • Instalação de aquecedores;
  • Churrasqueiras e fornos à lenha;
  • Coberturas de policarbonato, etc.

As vantagens da varanda gourmet

Também é o caso das varandas e sacadas gourmet. Diferente das piscinas e afins, o espaço gourmet remete a uma solução relativamente recente, que vem resolver, sobretudo, o problema da crescente falta de espaço nas moradias atuais.

Junto a essa solução, vêm várias vantagens e benefícios inesperados.

O principal deles é a socialização e o surgimento desse ambiente como uma oportunidade de unir à área livre do apartamento (muitas vezes a única que tem proximidade com a natureza e a área externa) as funções da cozinha e mesmo da sala de estar.

Hoje tais varandas são um ponto de culinária e de mídia dentro de uma residência.

Um dos serviços de reformas e decorações mais voltados para essa área remete ao vidro para varanda.

Falando assim, pode tratar-se tanto do vidro que compõe a cerca e peitoril do espaço, quanto da cortina de vidro, que costuma ser instalada para fazer o famoso envidraçamento de sacada.

Geralmente, quando é assim, o cliente recorre também à porta de vidro, de modo a harmonizar arquitetonicamente o local. Outros aparatos e recursos para esse tipo de espaço dizem respeito à churrasqueira.

Muitos apartamentos modernos já vêm equipados com boas churrasqueiras, feitas em concreto ou em tijolo, mas também é possível recorrer a soluções que não são embutidas, para o caso de a residência não contar com esse dispositivo.

Outra peça indispensável é a da bancada. De fato, o espaço gourmet existe para permitir momentos de confraternização e de encontro entre familiares e amigos, portanto tudo que possa ajudar nesse sentido é e sempre será bem-vindo.

Há espaços mais amplos que podem contar com sofás e poltronas bem aconchegantes.

Porém, mesmo em espaços menores é possível recorrer a essa solução das bancadas, que fazem lembrar as mesas de tipo bistrô pois são equipadas com banquetas altas, o que valoriza o espaço e amplia as possibilidades.

O vidro da varanda funciona exatamente como uma cortina de trilho para janela. Com isso, é possível manter o espaço arejado na medida certa, deixando-o totalmente fechado quando necessário, e totalmente aberto quando possível.

As vantagens nominais desse tipo de instalação são as seguintes:

  • A ampliação do espaço exterior da casa;
  • O aumento do contato com o mundo exterior;
  • As instalações voltadas para culinária;
  • As instalações voltadas para multimídia;
  • A valorização da casa como um todo, etc.

Móveis, revestimentos e detalhes do espaço

Outro ponto forte da varanda gourmet deve ser o da mobília, a qual deve saber utilizar, da melhor maneira possível, o espaço disponível, e sem deixar de levar em conta o aspecto arquitetônico do local.

As decorações são muito bem-vindas, e uma vez que o espaço é protegido pelas vidraças, é possível investir bastante em texturas e estofados.

Em termos de teto, o forro de PVC amadeirado é uma opção incrivelmente diferenciada, por trazer um toque de interior ou de casa de campo ao espaço externo do apartamento, sem correr o risco de estar exposto demais às intempéries, coisa que seria impensável se o local não fosse envidraçado.

O toque amadeirado ainda faz lembrar as áreas de lazer profissionais, que geralmente contam com decks e pergolados que seguem a mesma linha arquitetônica.

Outro ponto interessante: o forro amadeirado não exclui a possibilidade de acabamentos refinados, como no caso da sanca de gesso.

Não apenas é possível recorrer a tais tipos de molduras como elas se harmonizam muito bem com o conjunto amadeirado e envidraçado do restante do espaço gourmet.

Todos esses são exemplos práticos de como tornar uma varanda ou sacada incrível.