Como é feito às gravação a laser?

Existe uma grande variedade de procedimentos que são utilizados todos os dias nos canteiros de obras a fim de gerar mais otimização, segurança e funcionalidade para o trabalho desenvolvido na construção civil.

Desse modo, o setor deve contar com métodos e técnicas eficazes e capazes de gerar todo o retorno esperado para as aplicações feitas nos canteiros. Por isso, a busca por soluções que conciliam agilidade e precisão é constante na área.

Nesse contexto, o serviço de gravação a laser em metal ou em madeira se torna cada vez mais amplo, popular e rentável, oferecendo uma série de vantagens que podem contribuir diretamente para resultados mais precisos e de qualidade.

Confira, no artigo a seguir, algumas informações extremamente úteis sobre esse procedimento e como ele é realizado. Além disso, fique por dentro dos benefícios que ele promove e também das diferenças com relação ao material tratado.

O que é?

Embora seja um dos métodos mais eficazes de gravação, muitas pessoas ainda não conhecem como o procedimento a laser funciona.

Esse tipo de tratamento é fundamental para conferir um design diferenciado aos produtos e, com uma máquina de qualidade, torna-se possível obter uma série de resultados eficazes.

A chamada Gravação a laser, portanto, se dá pela concentração da luz a um nível máximo, na qual o calor é aumentado significativamente com o foco em um único ponto, como acontece quando utilizamos uma lupa sob a luz solar.

Com o calor extremamente concentrado, a superfície passa por um processo de queima ou de evaporação, conforme os materiais tratados.

Isso gera o rompimento da estrutura e deixa uma marca gravada, de forma que é possível desenvolver uma série de produtos a partir da gravação, como escrever letras, elaborar figuras, etc.

Uma das principais características desse procedimento é que ele gera alto nível de resistência a abrasão.

Vantagens

Seja na construção civil ou em outras áreas, o processo de gravação por meio do raio laser é muito simples e consegue fornecer uma gama de benefícios, tais como com relação ao campo de aplicação.

É possível gravar muitos tipos de materiais, tais como:

  • Madeira;
  • Vidro;
  • Metal;
  • Papel;
  • Tecidos.

Além disso, não é necessário que haja contato entre a peça e a máquina, o que impede o surgimento de danos à estrutura e evita riscos de acidentes. Isso sem falar na agilidade, já que os procedimentos de gravação mecânica são muito mais lentos e trabalhosos.

No caso da gravação a raio laser, porém, o processamento é feito sem contato, não produz lascas e gera pouca quantidade de poeira, auxiliando na economia tanto de tempo quanto de dinheiro.

A inexistência de desgastes de ferramentas é outra vantagem desse processo, pois a falta de contato faz com que não haja custos relacionados a ferramentas que possuam cortadores e brocas, o que gera otimização do espaço e ainda mais economia para o bolso.

Um benefício que não poderia ficar de fora é, certamente, a capacidade de precisão desse método.

Seja na Gravação a laser em madeira ou em metal, esse tipo de tecnologia possibilita que as alterações mais delicadas e precisas sejam feitas na superfície do material de forma simples e rápida.

Desse modo, considerasse que praticamente tudo é passível de gravação, sejam imagens, textos ou formatos distintos.

Gravação em metal

A gravação a raio laser feita em superfície de metal é muito comum na construção civil por uma série de motivos, sendo rotineira em algumas etapas construtivas. Isso porque ela pode marcar ligas mais duras como o aço, o inox e o ferro.

Nesse contexto, a Gravação a laser em metal é altamente indicada para o tratamento de alumínio, por exemplo, e para a fabricação de placas, para a usinagem de faces dianteiras, para codificação de peças mecânicas e até mesmo para a gravação de revestimentos.

Ou seja: esse procedimento é aplicado a uma série de demandas de diferentes segmentos e setores, sendo extremamente útil na rotina de trabalho de diversos profissionais.

A gravação a laser em metal preço pode variar de acordo com o tipo de resultado buscado, a complexidade exigida, a quantidade de peças a serem tratadas, etc.

Dessa forma, o mais recomendado é buscar sempre a melhor relação custo-benefício e evitar materiais que não possuem procedência conhecida.

O mais importante, além de utilizar métodos eficazes, é a garantia de aparelhos e dispositivos que apresentem elevada performance.

A maquina de gravação a laser preço pode variar conforme o fabricante e a aplicação, mas vale sempre a pena buscar por itens que possam oferecer segurança e funcionalidade no cotidiano construtivo.