Casas de aluguel e seus cuidados

Na hora de alugar sua casa é necessário ter alguns cuidados com certas medidas que podem melhorar a vivência de quem irá alugar e, inclusive, aumentar o valor do imóvel.

Também é importante se atentar a alguns detalhes para criar um design completo e entregar a segurança necessária a quem irá morar no lugar.

Pode parecer um pouco complexo fazer todas essas melhorias, mas seguindo algumas dicas e normas é possível sem muitos gastos e muito trabalho investir em uma casa para alugar e aumentar o seu valor e conforto.

Acompanhe neste artigo os principais cuidados a se tomar com o imóvel.

Segurança: O AVCB

O avcb (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é necessário pois é a conjunção de várias normas e medidas de segurança que tem como objetivo garantir que a estrutura do lugar é segura e pode ser alugada, vendida ou usada para algum meio comercial.

O auto é obrigatório em casos como:

  • Construções e/ou reformas;

  • Alteração de produtos vendidos e manipulados;

  • Aumento da área ocupada;

  • Edificações provisórias.

É sempre recomendado a consulta com o corpo de bombeiros para identificar se existe ou não a obrigatoriedade do auto no seu imóvel.

Mas, mesmo que não seja obrigatório, é interessante que o auto seja emitido pois os bombeiros possuem parâmetros muito bons de segurança e podem identificar qualquer problema que possa vir a prejudicar sua estrutura no futuro, trazendo riscos a segurança das pessoas e também prejuízo financeiro.

Nesse sentido, também é interessante sempre se atentar nos aparelhos e equipamentos de segurança, como extintores, portas corta fogo e saídas de emergência. Isso porque, uma atenção extra para esses equipamentos pode ser muito benéfica na hora de alugar uma casa ou caso ocorra algum imprevisto.

Depois de emitir o auto é preciso identificar em quanto tempo deverá ser feita a renovação de avcb para manter o imóvel na legalidade e de acordo com os parâmetros de segurança estabelecidos por lei.

Após falarmos das questões legais vamos ver algumas dicas referente ao design no local para que se tenha um maior proveito na hora da locação.

Investindo no visual: Sancas e ambientação

Algumas mudanças podem ser aplicadas no design para atrair a atenção de locatários e deixar o ambiente mais elegante e confortável.

Existem muitos modelos de sancas no mercado e é possível achar algumas que respondam de forma adequada a sua necessidade.

As sancas abertas é o modelo mais popular, isso porque permite o escape da luz de uma forma muito bonita e também tem uma fácil manutenção. Assim, se alguma lâmpada queimar ou precisar de substituição, a troca pode ser feita de forma simples.

Outro quesito que vale ressaltar é que se pode fazer um jogo de cores alternando as lâmpadas como desejar, contribuindo para a ambientação do local.

Já as sancas fechadas proporcionam ao ambiente um visual mais sério. Diferentemente do item abordado no tópico anterior o escape da luz é feito diretamente pela lâmpada posicionada na saída da sanca, proporcionando uma elegância e requinte a mais.

As sancas geralmente são um complemento muito bom para forro de gesso, essas duas peças podem trazer um visual totalmente novo para sua casa.

Pisos

Investir em pisos é também uma opção para trazer muito mais elegância ao ambiente, neste quesito em particular é preciso escolher um material que orne com os demais móveis do ambiente, para criar uma sintonia única entre as peças. Vamos abordar os 2 tipos de pisos mais comuns no mercado.

1. Piso de madeira

Esse piso é muito popular pois o tratamento de piso de madeira é muito simples, exigindo somente que seja lixado e envernizado de tempos em tempos para estar com uma aparência de piso novo.

A madeira também traz ao ambiente um visual mais rústico, lembrando casas antigas.

Existem duas opções para pisos de madeira, sendo de tacos com pequenas peças de madeira que vão se encaixando e o piso laminado, que tem uma aparência de peça única.

Ambos apresentam características únicas, porém, são igualmente bonitos e elegantes.

2. Porcelanato

Já o piso de porcelanato tem muitas vantagens, principalmente quando utilizado na cozinha que é uma área que suja com facilidade.

Vale destacar que esse tipo de piso apresenta facilidade para limpar. Outro ponto a se destacar é que ele tem muita variedade no mercado, podendo encontrar pisos de vários tamanhos, cores e texturas.