A importância dos serviços de construção e manutenção em imóveis

Serviços de construção e reforma são fundamentais para o crescimento e expansão das cidades. As atividades relacionadas à construção civil são executadas por empresas especializadas, denominadas como construtoras.

O setor da construção é muito importante, pois ajuda no crescimento econômico, gerando novas possibilidades de empregos e vendas no ramo imobiliário.

Pensando nisso, criamos este texto para falar sobre a importância dos serviços de construção em manutenção em um imóvel. Confira!

Processos importantes em uma obra

A primeira etapa para realizar uma obra é elaborar um projeto, ou seja, estabelecer o que o cliente deseja, de acordo com as necessidades dele.

Deve-se definir a quantidade de cômodos e andares, se o local será uma casa ou apartamento, o maquinário e os materiais que serão usados no trabalho etc., pois, não definir os detalhes importantes podem causar problemas e atrasos na obra.

Um número de funcionários que estarão envolvidos na construção ou reforma precisa ser definido, pois, sabendo o número de pessoas, é possível distribuir as atividades que serão executadas.

As etapas fundamentais para a execução segura das obras são:

  • Infraestrutura com as fundações e lajes;
  • Vedação (pilares e paredes);
  • Cobertura (telhado);
  • Revestimentos;
  • Esquadrias;
  • Instalações elétricas;
  • Instalações hidrossanitárias;
  • Pintura interna e externa.

Fazer esses procedimentos usando materiais de qualidade e máquinas potentes possibilita a criação de um ótimo imóvel para atender as necessidades do cliente, esse é o principal objetivo das construtoras. Por isso, ter engenheiros e mestres de obras experientes faz toda a diferença.

A cobertura dos imóveis é fundamental para evitar danos na estrutura interna e externa da edificação. Essa é a função do telhado, criar uma estrutura que tenha resistência e um design na parte externa do imóvel. Os materiais necessários para a construção de um telhado são: madeiras, telhas, pregos e manta térmica.

Uma manta é o produto ideal para fazer o isolamento térmico para telhado, procedimento onde os profissionais realizam a instalação da manta para diminuir a troca de calor entre o ambiente interno e externo.

Outros pontos positivos do isolamento térmico são:

  • Diminuição de ruídos,
  • Proteção ao imóvel
  • Aumento da durabilidade do telhado.

Em projetos de construção que possuem terraços, ou seja, espaços e áreas abertas em andares superiores ou na cobertura da edificação, investir nos cuidados é importante para aumentar a durabilidade e transformá-los em um local de lazer.

Nesse caso, a impermeabilização de terraços é uma ótima solução.

Como são espaços que ficam expostos a intempéries, como sol, vento, chuva e outros fenômenos, a área pode ser danificada. Por isso, a impermeabilização é importante, pois ajuda que a água da chuva, por exemplo, não provoque uma corrosão e danos às armaduras de aço.

A aplicação de um bom produto para impermeabilizar ajuda a manter o terraço em boas condições por um tempo de 5 a 10 anos.

A importância dos processos de manutenção

Independentemente do tipo de espaço residencial que você vive, seja casa ou apartamento, com o passar dos anos, esses locais necessitam de alguns processos de manutenção para manter a qualidade da estrutura com boas condições e evitar problemas inesperados.

Existem diferentes tipos desse serviço:

  • Manutenção preventiva;
  • Manutenção corretiva;
  • Manutenção detectiva;
  • Manutenção planejada.

A escolha da manutenção para o imóvel depende muito do problema, por isso, pesquisar informações sobre empresas especializadas em serviços de manutenções pode ajudar a resolver a situação, além de cuidar da edificação, aumentando tempo de vida e agregando valor.

Outra modalidade importantíssima é a manutenção eletrica, trabalho que tem como objetivo cuidar dos:

  • Circuitos elétricos;
  • Painéis;
  • Partes elétricas;
  • Máquinas e equipamentos.

Esse trabalho deve ser feito por um eletricista experiente, pois, além do conhecimento, a pessoa possui os equipamentos e itens de segurança para realizar a manutenção com qualidade.

Pesquisar informações e referências de empresas de instalações elétricas prediais que tenha uma equipe de técnicos e pessoas que faça os reparos e que tenha um custo acessível é uma boa alternativa para os cuidados com as edificações.

Nos edifícios, é muito importante que o responsável pela administração do prédio faça um investimento em reparos na parte de infraestrutura.

A manutenção predial consiste em cuidar dos sistemas: hidráulico, elétrico, segurança, de incêndio, climatização e comunicação, ou seja, tudo que esteja relacionado com o prédio.

Dessa forma, com profissionais especializados, materiais de qualidade e um orçamento financeiro considerável, é possível realizar todos os serviços que melhoram a sua edificação.