Não é uma surpresa para ninguém que qualquer construção ou, até mesmo, reforma, pode ser uma “dor de cabeça”, caso o proprietário não realize o devido planejamento, principalmente na construção de telhados.

Quem tem o desejo de construir ou reformar, deve ter em mente que todo processo de obra requer um orçamento definido, pois somente assim será possível estabelecer onde haverá maior ou menor investimento.

É preciso realizar uma pesquisa de mercado aprofundada e entender quais são as suas verdadeiras necessidades, para que assim, possa destinar cada parte da verba disponível ao seu devido lugar.

Uma das etapas mais importantes desse processo é a edificação da cobertura, seja ela feita de concreto (laje) ou telha.

Como é a construção do telhado de casas?

O telhado é de fundamental importância para a proteção da casa contra ações do tempo, como a incidência solar e chuvas.

Mas, para que o telhado seja realmente seguro, é essencial seguir os padrões estabelecidos nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

São elas que definem como deverá ser a estrutura e sua composição, de acordo com o perfil da obra.

Tendo todos esse pontos em mente, chega a hora de definir como será a cobertura, quais os tipos de telha, como será a estrutura que a sustentará, entre outros aspectos.

Escolhendo o tipo de telha

Atualmente, no mercado da construção, existem diversos modelos de telha, cada qual com suas respectivas funções. Entre os modelos de telhado mais utilizados, podemos destacar:

  • Telha Cerâmica (barro);
  • Telha de Concreto;
  • Telha Termoacústica (sanduíche);
  • Telha Translúcida;
  • Telha de Metal;
  • Telha Leve;
  • Telha de Vidro;
  • Telha Ecológica.

A telha cerâmica é a mais conhecida por todos, devido ao fato de ser um dos modelos mais antigos existentes no mercado.

Possui como principal característica, além da cor alaranjada, a sua grande barreira térmica, possibilitando que o ambiente interno fique mais fresco que o seu exterior.

Itens que acompanham os telhados

Além da própria telha em si, os telhados são compostos por diversos outros materiais, como sua estrutura, que pode ser feita de madeira para telhado.

Contudo, o telhado pode vir acompanhado de outros itens, muito importantes, que podem ajudar a preservar sua integridade e, também, ajudam a economizar e ainda ser sustentável.

Estamos falando da calha de chuva para telhado, que por sua vez, é responsável por colher a água proveniente das chuvas.

Sendo encaminhada à rede de águas pluviais ou podendo dispor de um reservatório, onde a água armazenada pode ser utilizada em diversas funções, como a lavagem de carros e quintais.

No mercado, é possível encontrar diversos tipos de calhas, com modelos e materiais diferentes. Os materiais mais utilizados são: PVC, chapa galvanizada e chapa de alumínio; sendo todos os materiais anti-corrosão e impermeáveis.

O valor das calhas, pode variar dependo do modelo, material e dimensão escolhidos. Por exemplo, a calha galvanizada preço, com o kit completo de instalação, pode ser encontrada, em geral, a partir de R$150,00.

A manutenção das calhas

É muito importante manter a manutenção das calhas sempre em dia, até mesmo em temporadas de escassez da chuva.

Uma calha entupida, por exemplo, pode gerar um grande problema para os moradores, já que sua principal função (colher a água), não poderá ser executada.

Fazendo, assim, com que a água transborde da calha por não ter a vazão necessária. Listamos a seguir, algumas dicas para a manutenção das calhas, para que você não seja surpreendido em dias de chuva:

  1. Remova todos os objetos e resíduos que possam prejudicar o fluxo da água, como folhas, por exemplo;
  1. Sempre analise se toda a estrutura da calha está em boas condições, se não há rachaduras, peças faltantes, etc;
  2. Limpe todos os componentes da calhas;
  1. Faça a substituição que qualquer peça que esteja danificada.

Ao adquirir um produto fabricado com material de qualidade e que seja adequado às necessidades do seu projeto, instalar de forma correta, preservar a integridade da estrutura da calha.

E, ainda, estar sempre com a manutenção em dia, o usuário terá a certeza de que não será surpreendido com possíveis problemas, que surgem ao não se atentar a todas essas etapas.

Vale ressaltar que, se você não possui habilidades para a instalação ou manutenção, deve-se procurar por um profissional ou empresa especializada no serviço e deste modo, estar livre de preocupações.