A escolha ideal entre alumínio e madeira

Anodização em alumínio é um procedimento eletrolítico que cria um filme de óxido sobre a superfície do metal para melhorar os aspectos físicos da peça, assim, tornando-a mais resistente à corrosão e ao desgaste, outra vantagem é que ganha um apelo decorativo com a possibilidade de coloração em diferentes cores.

A formação do óxido na superfície dos metais é natural por meio da exposição ao oxigênio e umidade do ar, mas com relação à ferrugem que é prejudicial aos metais ferrosos, no alumínio e em sua peças, como a porta de aluminio, o mesmo fenômeno agrega um impacto positivo.

Empresas especializadas no setor industrial oferecem um serviço de anodização em alumínio para diversos ramos.

Um dos setores que mais usa o processo de anodização é a arquitetura, pois vale de peças metálicas tratadas na criação de estruturas únicas e atrativas, assim como, o setor de joalherias o qual cria peças exclusivas com o metal, mas também é útil em:

  • Construção civil;
  • Indústria automobilística;
  • Indústria mecânica;
  • Indústria têxtil;
  • Fabricação de instrumentos médicos.

A anodização em alumínio agrega muitas vantagens, pois o processo confere uma grande durabilidade aos metais no que representa enormes benefícios do ponto de vista econômico e de manutenção.

Sua estabilidade de cor é outro ponto forte, pois a camada anódica é bastante resistente aos raios ultravioleta e não desgasta com os procedimentos naturais.

Também traz benefício na estética, porque possibilita variadas opções de polimento e coloração, assim, tornando as peças metálicas singulares e personalizadas. Também agrega custo-benefício e segurança, porque não apresenta nenhum nível de toxicidade.

Busque uma empresa renomada e especializada em serviços industriais que ofereça a melhor anodização em alumínio.

Geralmente, as empresas realizam um tratamento através de processos eletroquímicos de alta precisão para dar peças metálicas de grande resistência a riscos abrasivos e corrosivos, dessa forma, as peças ficam versáteis, com fixação duradoura e acabamento perfeito.

Fique por dentro da pintura em alumínio

O alumínio é um material difícil de pintar e de manter a pintura por muito tempo. Isso ocorre por ele ser um material liso e que não tem porosidade.

Pintura em aluminio pode se manter em bom estado por um período considerável de tempo, pois é necessário uma preparação antes que realize a pintura.

Não há no mercado nenhuma tinta específica para pintura em alumínio, o fundamental para conseguir manter a coloração do item é possuir uma base boa e bem apropriada para fixação no alumínio.

Outro ponto importante também, antes da pintura em esquadrias de aluminio ou em outro produto feito em alumínio, é passar pelo procedimento de limpeza, removendo qualquer sujeira ou resíduo que possa atrapalhar a aderência da tinta aplicada.

O começo do procedimento de pintura em alumínio, depois da limpeza da peça, é realizar um processo de abrasão no material através da fricção devido ao fato do alumínio ser muito resistente. Aplica-se um primer para metais nos itens de alumínio e deixa-se descansar por, no mínimo, quatro horas.

Depois é aplicado qualquer tinta, se for para parte interna é preferível tinta esmalte à base de óleo; já na área externa, a pintura em alumínio deve ser feita com uma tinta látex, pois essa se dilata ou se contrai dependendo do movimento do alumínio.

Vale ressaltar que antes de começar qualquer procedimento, deve-se perceber se há alguma ferrugem em cima da peça que receberá a coloração, se tiver, ela deve ser removida e selada antes que se aplique a abrasão e a pintura em alumínio.

Descubra os aspectos das esquadrias de madeira

Ao se adquirir uma porta de madeira ou janela é importante ter esquadrias do mesmo material, ou seja, de madeira, porque ela é usada em projetos variados e com estilos diferentes, porque têm as vantagens de ser um material de qualidade e ter durabilidade.

A esquadria de madeira está relacionada a quase todos os tipos de abertura, sendo produzida em distintos tipos de madeira: itaúba, grápia, freijó, jatobá, entre outros, dando um acabamento perfeito. Por ter diferenças, o ideal é consultar um profissional para saber mais sobre a peça.

As Esquadrias de madeira preço varia conforme a região do Brasil, do tipo de madeira e modelo da peça. Mas a madeira agrega algumas vantagens como: beleza e sofisticação ao ambiente, e é versátil; resistente às variações climáticas; resistência em relação à estrutura; e é considerado um material atemporal.

Entretanto, também possui suas desvantagens, pois tem uma limpeza difícil; sensível à umidade, nas madeiras trabalhadas há muitos detalhes que dificultam ainda mais a limpeza.

Por isso, é necessário contratar um empresa que possa fazer um serviço de conservação da peça aplicando vernizes ou produtos para manter a peça sempre nova e em bom estado. Outra sugestão é escolher madeiras mais resistentes, como a maciças, impedindo as madeiras que são porosas.