A decoração de casa: como inovar o ambiente

A decoração de uma residência é uma das partes que mais cativa e empolga os proprietários. Afinal, todo mundo deseja ter aquela casa dos sonhos, planejada e ornamentada de forma única, respeitando os detalhes do ambiente e o gosto particular dos donos.

No entanto, como são muitas opções de decoração, é muito comum as dúvidas quanto aos melhores investimentos.

Mas, engana-se quem acha que para ter a casa dos sonhos é preciso gastar muito. Algumas tendências de decoração são extremamente atrativas, tanto do ponto de vista financeiro quanto estético.

Por esse motivo, é preciso saber pesquisar e escolher as melhores opções, sem deixar de lado os gostos pessoais.

Móveis planejados: uma tendência que nunca sai de moda

Os moveis planejados são artigos funcionais e que também influenciam positivamente na decoração.

Como o próprio nome já diz, eles são especialmente planejados e desenvolvidos para aquele ambiente específico, respeitando as medidas, tamanhos e singularidades do local.

Por esse motivo, além de únicos, os móveis planejados também são ótimos para racionalizar e otimizar o espaço.

A mobília planejada pode ser colocada em todos os ambientes da casa, desde guarda-roupas para os quartos, estantes para escritório, painéis para a sala de tv ou ainda um armário sob medida para cozinha.

Além das vantagens de otimização de espaço, os móveis planejados também oferecem outros benefícios, entre os quais:

  • Grande durabilidade e resistência;
  • Alto padrão estético e de sofisticação;
  • Aumenta o valor agregado do imóvel;
  • Melhor organização do ambiente;
  • Excelente relação de custo-benefício;
  • Ótimo para espaços pequenos ou grandes.

Vale ressaltar que os móveis planejados costumam ter uma vida útil bem maior, se comparado com os artigos pré-fabricados.

Por esse motivo, o investimento é compensador, pois o proprietário não precisa gastar novamente com eventuais trocas ou reformas de móveis.

Pisos e revestimentos: como encontrar materiais adequados para a decoração

Além dos móveis planejados, a decoração de uma casa não pode deixar de englobar os pisos e revestimentos, pois esses materiais fazem parte de todo o acabamento do ambiente.

Sendo assim, é preciso planejar muito bem o que será feito, para que todos os revestimentos combinem com os móveis, gosto do dono e sejam de qualidade.

Muitas casas, especialmente as mais antigas, costumam ter pisos de madeira, que são os famosos tacos. A vantagem disso é que a madeira nunca sai de moda, sendo considerado um material nobre, de alta sofisticação e requinte.

Por isso, não é preciso trocar esses revestimentos, por mais que aparentem envelhecidos. A recomendação é fazer a raspagem de pisos de madeira, um procedimento relativamente simples e que devolve o brilho e a beleza dos tacos.

O procedimento de raspagem retira as manchas, sujeiras e riscos do piso, além de renovar as placas de madeira, fazendo com que pareçam novas.

Dessa forma, não é preciso investir em grandes reformas estruturais para a troca do revestimento, o que é vantajoso em termos de economia de dinheiro e tempo.

No entanto, somente empresas especializadas devem fazer a raspagem, pois o serviço é complexo e demanda produtos e equipamentos especiais.

Para quem não possui tacos e deseja usufruir da beleza da madeira, uma opção é o uso do piso laminado.

Esse material tem uma fácil instalação, além de excelente custo-benefício, sendo muito mais barato que os revestimentos em madeira.

Ele pode ser instalado diretamente no piso atual, sem necessidade de remoção. Outra vantagem é a versatilidade, pois os pisos laminados estão disponíveis em vários modelos, inclusive, os que imitam madeira.

Ainda na questão de revestimentos, mas agora superiores, uma opção para quem deseja decorar o ambiente é o uso da placa de gesso.

Ela pode ser aplicada como forro, visto a ótima isolação térmica e acústica do material. Além disso, o gesso pode ser usado para sancas, que são moldes decorativos que dão um toque de sofisticação ao local.

Vale ressaltar que o gesso é prático de instalar e não demanda grandes obras.

Diante disso, outra opção também em gesso são as divisorias drywall preço SP. Elas são usadas não só nas residências, mas em escritórios, empresas, indústrias e salas comerciais, pois possibilitam a divisão de ambiente de modo simples, prático e eficiente.

Assim como o gesso, o drywall é simples de instalar, além de resistente, durável e com ótimo custo-benefício.